Vereadores vistoriam área para construção de Instituto Federal

Divulgação
visita_psdb

A área prevista para a construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Pirituba, Noroeste da capital paulista, foi vistoriada nesta segunda-feira por uma comissão de vereadores do PSDB. A visita, segundo o autor da iniciativa, vereador Mario Covas Neto, teve como objetivo conhecer o espaço e verificar se seria possível construir, também, outros equipamentos no mesmo local.

A construção do IFSP está prevista no Projeto de Lei (PL) 7/2013, do Executivo, que autoriza a concessão do terreno pelo prazo de 90 anos, com a finalidade específica de instalar uma unidade de ensino gratuito profissional.  A proposta foi aprovada em primeira votação na Câmara Municipal, e precisa passar por mais uma votação em plenário para seguir à sanção do prefeito.

Acompanharam a vistoria os vereadores Mario Covas Neto, Floriano Pesaro, Claudinho de Sousa e Coronel Telhada. Na primeira votação soubemos que o terreno ficava próximo a uma área que teria solo contaminado, mas nesta vistoria verificamos que as áreas são bem distantes. Além disso, vendo o local, temos a impressão de que o espaço comporta, além do Instituto Federal, mais equipamentos públicos, destacou Covas Neto.

Claudinho, que mora há mais de vinte anos na região, destacou a oportunidade para os jovens com a construção do IFSP. É uma grande chance para as pessoas que buscam uma oportunidade de emprego. Mas vamos tentar sensibilizar o Governo para ofertar a escola e também aproveitar o espaço para realizar outros sonhos dos moradores de Pirituba como, por exemplo, uma subprefeitura com acessibilidade, um espaço para cultura, lazer e outras atrações, adiantou.

Os vereadores Floriano Pesaro e Coronel Telhada também se mostraram favoráveis à construção do IFSP. Quanto mais educação melhor, e esse seria o primeiro Instituto Federal na região, mas também acho que precisamos aproveitar melhor esse espaço, ressaltou Pesaro.  Educação é sempre bem-vinda e temos muitos problemas nesse local. A população quer melhorias e também segurança, disse Telhada.

Sobre as sugestões do PSDB, o líder do PT na Câmara Municipal, vereador Alfredinho, afirmou que o diálogo sempre será priorizado. A ideia é votarmos o Projeto de Lei ainda nesta semana. Vamos aguardar que os vereadores nos procurem para sabermos quais são as propostas e se têm viabilidade técnica, afirmou.

A construção do Instituto Federal é vista como algo positivo para a Associação Comercial de São Paulo Distrital Noroeste. Vai trazer desenvolvimento para a nossa região e também é uma necessidade da população, já que temos apenas uma Etec (Escola Técnica Estadual de São Paulo) e uma faculdade particular, sinalizou o conselheiro André de Souza Peixoto.  Segundo ele, o IFSP também resolverá o problema de falta de mão de obra qualificada que atinge a região Noroeste e a capital paulista.

O terreno, com mais de 68 mil metros quadrados, é atualmente utilizado pelos moradores da região como um parque para corrida e outras práticas esportivas.

(11/03/2013 – 17h29)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também