Yoshiharu Kikuchi é homenageado por trabalho assistencial pioneiro

RenattodSousa / CMSP
YOSHIHARU-KIKUCHI-CP-2432014-Rtto_9616-72-ABRE-Pb_9668-72-ABRE

A Câmara realizou na noite desta segunda-feira (24/3) uma Sessão Solene na qual foi realizada a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao imigrante japonês Yoshiharu Kikuchi, presidente Beneficência Nipo-Brasileira.

Quando chegou a São Paulo, em 1965, Yoshiharu Kikuchi não tinha nenhum conhecido na cidade e sabia apenas umas poucas palavras em português. Foi a solidariedade de seus compatriotas que o ajudou a se estabelecer na metrópole, onde ele prosperou como empresário.

O apoio deles foi algo essencial para minha vida, e desde então sempre quis fazer alguma coisa para retribuir a ajuda que recebi, relembra Kikuchi, que dedica grandeYOSHIHARU-KIKUCHI-CP-2432014-Rtto_9616-72-ABRE-Pb-2 parte do seu tempo à filantropia.

A Beneficência Nipo-Brasileira, ou Enkyo, é uma das mais ativas organizações da sociedade civil paulistana. Seu extenso trabalho social inclui a administração do Hospital Nipo-Brasileiro, no Parque Novo Mundo.

O proponente da homenagem, vereador Aurélio Nomura (PSDB), destacou o trabalho de Kikuchi à frente da instituição. O Nipo-Brasileiro, com pouco mais de 20 anos de existência, é hoje o hospital de referência na zona norte da cidade. E isso se deve muito ao trabalho dele, que esteve à frente da instituição desde a sua fundação, declarou Nomura.

Kikuchi  também é um dos idealizadores do Projeto de Integração Pró-Autista, pioneiro na aplicação da TVD (Terapia de Atividade de Vida Diária) no Brasil. A TVD é uma metodologia desenvolvida no Japão durante a década de 60 com o objetivo de proporcionar à criança autista uma educação que garante o máximo de autonomia durante a vida adulta.

(24/03/2014 – 20h51)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também