Notas
Dia Internacional da Mulher
A CMSP realizou, em 12 de março, Sessão Solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Na ocasião, foram homenageadas as vereadoras Edir Sales (PSD), Juliana Cardoso (PT), Noemi Nonato (PROS), Patrícia Bezerra (PSDB) e Sandra Tadeu (DEM), que receberam um ramalhete de flores.
A cabo PM Simone Pereira de Oliveira, a guarda metropolitana Patrícia Elaine Monteiro e a funcionária da CMSP Solange Rainone dos Santos foram escolhidas pela Mesa Diretora para receberem uma placa comemorativa em nome de todas as mulheres que trabalham na Câmara.
Também foram homenageadas 16 mulheres que atuam em prol da sociedade, escolhidas pelos 16 partidos com representação na Câmara.
“Esta solenidade é uma forma da nossa Casa de Leis valorizar o público feminino e mostrar que o seu trabalho tem uma grande ênfase na defesa e na garantia dos seus direitos”, afirmou Edir Sales, primeira-vice-presidente da Mesa Diretora, que presidiu a Sessão Solene.
Vítimas de acidente são homenageadas com o Prêmio Heleieth Saffioti
As militantes feministas Rosângela Rigo e Lurdinha Rodrigues receberam, postumamente, o Prêmio Heleieth Saffioti, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em 26 de março. Ambas integravam a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e faleceram após um acidente de carro, em 14 de fevereiro.
“Elas têm uma grande história, na questão de mulheres negras, indígenas e LGBT. Tiveram uma organização muito forte, de mobilização e formação de muitas mulheres”, declarou a vereadora Juliana Cardoso (PT), autora da proposta que criou a premiação.
O Prêmio Heleieth Saffioti é concedido a mulheres ou entidades que tenham se destacado em ações de combate à discriminação social, sexual ou racial e na defesa dos direitos das mulheres no Município de São Paulo. Heleieth foi uma socióloga e militante feminista falecida em 2010, pioneira na América Latina nos estudos de gênero no universo acadêmico.
CPI vai investigar planos de saúde
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Planos de Saúde foi instalada na Câmara Municipal de São Paulo, com a missão de apurar os serviços prestados pelas empresas de convênio médico na cidade. Segundo a presidente da CPI, vereadora Patrícia Bezerra (PSDB), os parlamentares querem ouvir os usuários sobre o mau atendimento na saúde. “A gente quer dar voz ao usuário”, afirmou a parlamentar à Web Rádio Câmara.
O relator da Comissão, Gilberto Natalini (PV), afirmou que a Comissão pretende ouvir médicos, profissionais da saúde e entidades de defesa do consumidor, além de donos de convênio, para buscar um caminho que melhore o atendimento privado à população de São Paulo.
Novos vereadores
Neste ano, nove novos vereadores assumiram seus mandatos na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP). Pediram licença do Parlamento municipal os vereadores Jean Madeira (PRB), para assumir a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude; Antonio Carlos Rodrigues (PR), que se tornou ministro dos Transportes; e Nabil Bonduki (PT), nomeado secretário municipal da Cultura. Floriano Pesaro (PSDB), foi eleito deputado federal e licenciou-se para ser secretário estadual de Desenvolvimento Social, enquanto Goulart (PSD) assumiu mandato na Câmara Federal.
Em 15 de março, cinco vereadores deixaram a Câmara para assumir mandatos na Assembleia Legislativa: Coronel Camilo (PSD), que havia assumido no lugar de Pesaro, Coronel Telhada (PSDB), José Américo (PT), Marta Costa (PSD) e Roberto Tripoli (PV).
Entraram na Câmara Municipal Valdecir Cabrabom (PTB), Adolfo Quintas (PSDB), Wadih Mutran (PP), Alessandro Guedes (PT), Anibal de Freitas (PSDB), Jonas Camisa Nova (DEM), Quito Formiga (PR), Salomão Pereira (PSDB) e Marcos Belizário (PV). A lista completa de vereadores está em www.saopaulo.sp.leg.br.
Luzes chamam a atenção para a epilepsia
O Palácio Anchieta, sede da CMSP, ficou iluminado por luzes roxas em apoio às pessoas com epilepsia. A ação foi parte da campanha para promover a conscientização e inclusão social das pessoas que sofrem com o problema e ocorre na semana em que foi celebrado o Dia Roxo, 26 de março.
Além da iluminação especial, a Câmara foi sede do 1º Encontro Municipal sobre Epilepsia, que discutiu a conquista de direitos e o fim da exclusão social. A iniciativa foi do vereador Gilberto Natalini (PV).
Bombeiros recebem homenagem
Cinco bombeiros que se destacaram por ato de heroísmo receberam o Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas, uma homenagem da CMSP aos profissionais do Corpo de Bombeiros. Na edição deste ano, receberam a Salva de Prata o capitão Rodrigo Otavio Barelli, o primeiro-tenente César Tadeu Ribeiro Florindo, o cabo Eduardo Roberto de Lima, o cabo Hermínio Reigada Júnior e o soldado Levi Prisco.
Na Sessão Solene de 9 de março, a cabo Marlene da Conceição Silva, que desde 2012 desempenha a função de bombeiro no Palácio Anchieta, sede da CMSP, também foi homenageada. “É muito importante essa valorização da mulher, em especial na corporação, porque nós somos minoria e eu me sinto muito honrada em representá-las”, comentou Marlene.
O vereador Ricardo Nunes (PMDB) presidiu a sessão solene e ressaltou o respeito que os cidadãos demostram pelos bombeiros.
O coronel Hélio Barbosa Caldas, que batiza o prêmio, destacou-se nas operações de resgate das vítimas dos maiores incêndios na cidade. No Joelma, em 1º de fevereiro de 1974, ele desceu para o terraço do prédio preso em uma corda de 12 metros pendurada a um helicóptero. Dois anos antes, ele foi o primeiro a chegar ao telhado do Andraus para organizar o salvamento.
Comente sobre essa matéria: |
Envie críticas ou sugestões:Email: apartes@saopaulo.sp.leg.br |