Nº16 – Comunicação

Apartes na televisão

TV Câmara estreia atração sobre bastidores das reportagens da revista e programa comandado por Paulo Markun

Gisele Machado | gisele@saopaulo.sp.leg.br

AÇÃO – Equipes da revista e da TV durante apuração de reportagem

Marcelo Ximenez/CMSP

apartes_N16_47Estreou no dia 17 de agosto a nova grade de programação da TV Câmara SP, da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), com um programa inteiramente dedicado à Apartes. O Apartes grandes reportagens explora os bastidores das apurações da revista, além de mostrar vídeos complementares. No estúdio, a apresentadora Carol Câmara recebe os repórteres da Apartes para contarem sobre suas impressões.

A direção do programa é de Daniel Caniato e a produção é de Analida Hernández. Também faz parte do projeto a equipe do portal da Câmara, fortalecendo a política de integração da comunicação da Casa.

O diretor de Comunicação Externa da CMSP, Antonio Assiz, explica que a parceria da Apartes com a TV foi solicitada pelo presidente da instituição, Antonio Donato (PT), “para dar mais visibilidade a um trabalho jornalístico de alta relevância feito na Casa”. Segundo Assiz, “não se trata de a televisão fazer a mesma matéria da revista, mas de gravar como um observador a apuração espontânea para o veículo impresso”. O diretor completa que o Apartes grandes reportagens traz um respiro à grade, por ter uma estrutura narrativa diferente das demais atrações.

Na opinião do diretor da TV Câmara, Wagner Belmonte, a integração dos formatos impresso e televisivo é fundamental para “ampliar a produção noticiosa e mostrar como ela se estabelece”. Belmonte considera que esse tipo de aliança só foi possível a partir de um “planejamento raro na mídia impressa, por contemplar a lógica do acompanhamento” pela equipe de televisão. O Apartes grandes reportagens, assim como o restante da programação, pode ser visto não apenas pela televisão, como também pelo novo site da emissora (veja quadro acima), que tem formato amigável a computadores pessoais, tablets, smartphones e outros dispositivos, nas plataformas Android e iOS.

A nova programação conta, ainda, com o SP, Brasil, no qual o experiente jornalista Paulo Markun entrevista personalidades importantes do cenário político e econômico nacional. Markun comandou o programa Roda Viva, da TV Cultura, por mais de dez anos e foi presidente da Fundação Padre Anchieta. “O SP, Brasil reforça a importância que a casa legislativa da maior cidade do País tem na ampliação do debate de questões nacionais”, avalia o jornalista.

A terceira inovação da TV é o Política na sala, videoaula com duração média de 15 minutos sobre reforma política. O material é baseado em palestras organizadas pela Escola do Parlamento da CMSP no primeiro semestre, bastante elogiadas por acadêmicos e alunos. A parceria com a Escola ainda deu origem ao quadro Por dentro da política, com duração de três minutos, em que os professores das videoaulas abordam alguns conceitos extraídos dos debates da Casa.

Outras novidades, implementadas em março pela TV para ampliar a participação do cidadão, serão mantidas na nova grade. Uma delas é o Espaço cidadão, quadro que explora a história de participantes do Câmara no Seu Bairro (sessões públicas oficiais da CMSP nas regiões das Subprefeituras). “Teremos outros programas que seguirão essa orientação geral, de dar mais protagonismo ao cidadão”, promete Antonio Assiz.

Comente sobre essa matéria:

Facebook Twitter

Envie críticas ou sugestões:

Email: apartes@saopaulo.sp.leg.br