Nº17 – Notas

Notas

Jovens tocam taikô na sessão solene. Foto: Equipe de Eventos/CMSP
Jovens tocam taikô na sessão solene.
Foto: Equipe de Eventos/CMSP

 

Amizade de 120 anos

A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) realizou uma série de eventos para celebrar os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão e o centenário de fundação do Consulado-Geral japonês em São Paulo.

Um dos destaques das comemorações foi a sessão solene, realizada em 10 de novembro, para homenagear a comunidade japonesa em São Paulo. Os membros da Comissão Organizadora das Comemorações, vereadores Aurélio Nomura (PSDB), George Hato (PMDB), Ota (PROS) e Ushitaro Kamia (PSD); deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Jooji Hato (PMDB); e deputados federais Keiko Ota (PSB) e William Woo (PV), indicaram 18 japoneses ou descendentes para receber as honrarias.

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, fez um breve histórico do tratado e agradeceu a forma como os japoneses e suas empresas têm sido recebidos no Brasil. “Esses eventos confirmam o reconhecimento da nossa rica história de amizade”, afirmou no evento.

Exposição de fotos mostra os 60 anos da Bunkyo. Foto: Luiz França/CMSP
Exposição de fotos mostra os 60 anos da Bunkyo.
Foto: Luiz França/CMSP

Cerca de 400 pessoas prestigiaram a sessão solene, que também contou com exibição de taikôs, tambores tradicionais japoneses.

Também como parte das comemorações, a Escola do Parlamento da CMSP organizou, nos dias 11 e 12 de novembro, um seminário que analisou aspectos econômicos e culturais de ambos os países. Um dos palestrantes foi Heizo Takenaka, ex-ministro da Economia do Japão.

No hall de entrada do Palácio Anchieta, sede da CMSP, foi montada a exposição fotográfica Bunkyo: 60 anos – sua trajetória. Com 270 fotos, foram apresentadas as atividades da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) desde 1955, quando foi criada para reorganizar as atividades dos nipo-brasileiros após a Segunda Guerra Mundial.

 

CMSP promove seminário sobre comunicação

Os caminhos da comunicação pública foram discutidos, em 8 e 9 de outubro, no seminário promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Dezoito profissionais de vários veículos e instituições analisaram formas de se comunicar com a sociedade.

“A comunicação pública é a grande ferramenta com a qual o poder público pode se expressar de forma adequada perante a cidadania”, afirmou o diretor-presidente da Escola, Christy Pato, na abertura do evento. Ao todo, foram seis painéis, que discutiram desde aspectos teóricos da comunicação pública até as formas mais efetivas de praticá-la.

Os debates podem ser vistos no canal da Escola do Parlamento no Youtube.

 

Palmas para Grande Otelo e Oswaldo de Camargo

O centenário do ator, comediante, cantor, escritor e compositor Grande Otelo, morto em 1993, foi comemorado na CMSP, em 22 de outubro. Representantes do movimento negro estiveram na cerimônia, que contou também com apresentações musicais do grupo Escambau. “Homenagear o Grande Otelo significa reconhecer valores importantes de uma pessoa que superou barreiras, inclusive raciais, para poder ocupar seu espaço”, afirmou o vereador Paulo Fiorilo (PT), que propôs o ato.

No dia 27 do mesmo mês, a Câmara também prestou homenagem ao jornalista, escritor e militante do movimento negro Oswaldo de Camargo. Por iniciativa do presidente Antonio Donato (PT), Camargo recebeu o Título de Cidadão Paulistano.

Jornalista Oswaldo de Camargo recebe o Título de Cidadão Paulistano. Foto: Equipe de Eventos/CMSP
Jornalista Oswaldo de Camargo recebe o Título de Cidadão Paulistano.
Foto: Equipe de Eventos/CMSP

 

Prêmio Vladimir Herzog tem recorde de inscritos

O 37º Prêmio Vladimir Herzog é entregue a trabalhos jornalísticos que tratam de direitos humanos. Esta edição contou com o apoio da CMSP e teve 612 inscritos, recorde da premiação.

A cerimônia de entrega, realizada em 20 de outubro no Teatro da Universidade Católica de São Paulo, lembrou os 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog. A lista dos premiados está no site www.premiovladimirherzog.org.br.

 

Projetos dos vereadores recebem votação popular

Página inicial do Votenaweb/São Paulo. Foto: Reprodução
Página inicial do Votenaweb/São Paulo.
Foto: Reprodução

Projetos de lei propostos pelos vereadores de São Paulo estão disponíveis para receber a opinião dos cidadãos na plataforma Votenaweb. Com a ferramenta, é possível comentar sobre o projeto e avaliar a sua importância, votando sim ou não. “A plataforma nos permite ter mais um canal de diálogo com o cidadão, porque não vamos saber apenas o voto dele, mas a opinião, e isso permitirá que possamos melhorar os projetos”, explica o presidente da CMSP, Antonio Donato (PT).

Comente sobre essa matéria:

Facebook Twitter

Envie críticas ou sugestões:

Email: apartes@saopaulo.sp.leg.br