Apresentação
Sândor Vasconcelos | Editor
Um processo de separação é, geralmente, traumático e dolorido. Na maioria das vezes, representa perda e falta. Mas, excepcionalmente, quando gera bons frutos e possibilita evolução, uma cisão pode ser comemorada.
Esta Apartes celebra o nascimento de um produto jornalístico voltado à comunicação pública que surgiu do desmembramento da Revista do Parlamento Paulistano, antes composta por uma seção de jornalismo e outra de artigos acadêmicos. Com a separação, foram criados dois veículos: a Revista Parlamento & Sociedade, voltada exclusivamente aos artigos acadêmico-científicos, e a Apartes, inteiramente noticiosa.
A divisão, decidida após debate entre as equipes da antiga revista, ocorreu, principalmente, porque houve consenso de que a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) possui um material tão abundante em termos de notícia e conhecimento que merece contar com duas publicações robustas, cada uma com conteúdo integralmente dedicado a sua área de atuação.
Esta é, portanto, a primeira edição da nova revista. Como já dito, o conteúdo jornalístico foi ampliado. A publicação ganhou, também, uma reformulação gráfica com objetivo de torná-la mais agradável ao leitor. E o título da publicação remete a um termo usual no Legislativo, quando um parlamentar solicita aparte para abordar um assunto debatido por outro colega. Abrimos, então, o espaço desta revista para que diferentes vozes da sociedade contribuam com apartes que enriqueçam os temas discutidos.
Neste número, optamos por estampar na capa uma ação da CMSP que busca a verdade escondida pela ditadura militar que comandou o País de 1964 a 1985: a Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, que teve a primeira fase encerrada no ano passado, mas cujos trabalhos foram estendidos até 2014.
Esta edição aborda, ainda, o lobby (ou intermediação de interesses), um tema nacional que precisa ser desmistificado e discutido. O debate político também foi pano de fundo para a entrevista com o especialista no legislativo paulistano Rui Tavares Maluf.
Dentre os muitos assuntos importantes da cidade de São Paulo, escolhemos abordar a questão dos animais abandonados nas ruas, principalmente cães e gatos, o registro e cuidado com os bens imateriais da capital e a profissão de motoboy.
Como resgate da história, publicamos matéria sobre a Primeira Legislatura da era contemporânea (1948-1951), retratada em livro lançado pela Casa no ano passado. Também como forma de trazer o passado à memória, elaboramos um perfil do jornalista e ex-vereador Murillo Antunes Alves, um dos grandes personagens do rádio e autor da lei do uso obrigatório do cinto de segurança.
Como é de praxe para toda empreitada iniciante, fica a torcida para que o novo produto agrade. Ótima leitura.