Vereador Antonio Donato
Presidente da CMSP
Assessoria vereador
Antonio Donato
Palavra do Presidente
Esta é a primeira edição da Apartes depois da posse da nova Mesa Diretora, da qual fui eleito presidente. Acompanho o trabalho da revista desde seu início e acredito em sua força como instrumento de comunicação pública, que estreita a relação entre a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) e os cidadãos, especialmente os paulistanos.
Uma das minhas primeiras propostas quando assumi a Presidência foi a realização de Sessões Plenárias em cada uma das 32 Subprefeituras em que o Município está dividido, justamente para aprofundar o contato da Casa com a população. Nesse contexto, a Apartes tem o importante papel de ser mais uma possibilidade de levar as questões do Parlamento paulistano para serem discutidas com a sociedade.
Uma dessas questões, que afeta a vida de todos, é a qualidade do transporte público municipal. Nesta edição, na reportagem Tecnologia em trânsito, abordamos projetos da Prefeitura e dos vereadores cujo objetivo é proporcionar ônibus mais confortáveis, eficientes e seguros.
Outro tema de interesse da cidade é a eterna “luta” pela conquista do precioso espaço, retratada em A força da grana e as coisas belas. De um lado, as empresas do ramo imobiliário; de outro, os teatros de rua, principalmente na região central, que voltou a se valorizar nos últimos anos, fazendo com que esses locais de cultura corram o risco de serem transformados em apartamentos ou escritórios.
Dos palcos teatrais para os futebolísticos, em A era das novas arenas mostramos os planos do Executivo para o futuro do mais charmoso estádio paulistano, o Pacaembu. Recentemente, a Prefeitura tornou pública a intenção de modernizá-lo, para que possa abrigar jogos e eventos culturais. Essa discussão será feita em conjunto com a CMSP e, no final, esperamos proporcionar aos paulistanos mais um belo espaço de diversão.
Ainda nesta edição, a revista traz o perfil histórico de Washington Luís, ex-presidente do Brasil que no começo de sua carreira política foi eleito vereador em São Paulo, mas nunca exerceu o mandato. Saiba o motivo em Rei da fuzarca e dos votos. E por falar em história, contamos também um pouco sobre o Arquivo Histórico de São Paulo e o Arquivo da CMSP, que guardam os registros do Município desde 1562.
Ao aceitar tão importante missão de presidir a maior Câmara Municipal da América Latina, sabia que não faltaria muito trabalho. A crise hídrica é um exemplo. Além de adotarmos medidas para reduzir o consumo de água no prédio da Câmara, aprovamos projetos que dialogam com essa preocupação da cidade. Brevemente, os vereadores também vão se debruçar sobre a reformulação da Lei de Zoneamento, questão fundamental para o futuro da capital. Contamos com a população paulistana para nos ajudar, participando de tais debates. E nos comprometemos a fazer o máximo esforço para facilitar o diálogo entre vereadores e cidadãos: seja por meio das Sessões Plenárias nas Subprefeituras, seja por meio de uma comunicação institucional mais efetiva, na qual essa revista tem papel fundamental.