Palavra do Presidente
Quando a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) decidiu colocar em prática o programa Câmara no seu Bairro, os vereadores sabiam que os resultados desses encontros semanais com os paulistanos, em todas as Subprefeituras do Município, seriam muito ricos e que contribuiriam imensamente para o planejamento e iniciativas para a cidade de São Paulo.
Mas o que vem ocorrendo supera as nossas expectativas. A população tem feito do Câmara no seu Bairro o seu espaço, o seu momento de falar diretamente para os vereadores sobre as necessidades de cada região. Entre essas pessoas, um grupo muito especial tem chamado a nossa atenção: estudantes, de todas as idades, que aproveitam a oportunidade para aprender, ensinar e reivindicar. Nesta edição, contamos um pouco sobre alguns desses estudantes e como eles têm contribuído com esse projeto tão importante, na reportagem Aula de hoje: política.
As propostas envolvendo jovens e escola também estão presentes neste número em outras duas matérias. A primeira, A idade do crime, trata do debate sobre maioridade penal, tema que vem sendo discutido nacionalmente e está em pauta nesta Casa. A segunda, Mais sabor e saúde no prato, aborda a introdução de alimentos orgânicos na merenda escolar da rede municipal de São Paulo. Com uma lei aprovada pelos vereadores, pretendemos propiciar aos estudantes uma alimentação muito mais saudável, livre de agrotóxicos.
Além da proposta para disponibilizar merenda livre do chamado veneno agrícola, há também um grande esforço dos vereadores para identificar e propor soluções para regiões da capital que sofrem com a contaminação do solo, um grave efeito colateral do desenvolvimento urbano. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o assunto encerrou-se em fevereiro e as conclusões e propostas podem ser conferidas na reportagem O preço da industrialização.
Em uma edição com tanto espaço dedicado a questões sobre os jovens, o perfil conta a história de um “garoto” de 88 anos, cuja memória causa inveja a muito moleque. Falamos do ex-vereador Ítalo Fittipaldi, que nos presenteia com deliciosos episódios da política paulistana. Finalmente, esta edição traz reportagem sobre lei recém-aprovada na CMSP que permite que bichos de estimação sejam transportados em ônibus municipais, facilitando a vida de muitos proprietários, cuidadores e protetores. Conheça as regras para utilizar a novidade na reportagem Passageiros de estimação.