Turquia e Brasil: semelhanças
Brasil e Turquia são grandes nações, com histórias recentes parecidas e um acordo costurado em 2010 para a interrupção do enriquecimento de urânio pelo Irã – abordagem pacífica hoje copiada pelas grandes potências para resolver o tema, segundo o ex-embaixador Rubens Ricupero, palestrante no primeiro seminário internacional do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), em 28 de maio. O evento integrou as celebrações do Dia da Turquia, instituído em 29 de maio por lei da Câmara, em memória à tomada de Constantinopla e outras cidades pelo Estado Otomano, que deu origem à Turquia.
“Os dois países viveram juntos a industrialização e a escalada de inflação, além de terem tido um governante construtor de economia liberal”, disse no evento Guilherme Casarões, professor de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV). O acadêmico, no entanto, acredita que hoje o Brasil segue o caminho democrático, diferentemente da Turquia. A opinião foi consenso entre os demais palestrantes.
Ihsan Yilmaz, presidente do centro de estudos Instituto Istambul, criticou a aproximação da Turquia à China e à Rússia, “em vez de unir-se à União Europeia pró-Direitos Humanos”. O seminário foi mediado por Peter Demant, especialista no mundo islâmico e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), e contou também com o expositor Mustafa Göktepe, presidente do CCBT.
Elos premiados
Os profissionais notáveis por aproximar Brasil e Turquia receberam, em 28 de maio, o I Prêmio Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT). Os homenageados foram a escritora Gloria Perez, autora da telenovela de temática turca Salve Jorge; o ex-jogador de futebol Alex de Souza, ídolo do time turco Fenerbahçe; o reitor Marco Antonio Zago, da Universidade de São Paulo (USP), pelas parcerias com universidades da Turquia; e Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc no Estado de São Paulo, que tem promovido manifestações culturais turcas. Na mesa, estavam, entre outras autoridades, o presidente da Câmara, Antonio Donato (PT), e os ex-vereadores Oliveira, autor da lei que criou o Dia Municipal da Turquia, e José Américo, hoje deputado estadual.
Comente sobre essa matéria: |
Envie críticas ou sugestões:Email: apartes@saopaulo.sp.leg.br |