Luz pela prevenção do câncer de mama
Câmara iluminou sua sede em adesão ao movimento mundial Outubro Rosa
Gisele Machado | gisele@saopaulo.sp.leg.br
Ricardo Rocha/CMSP
A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) iluminou sua sede, o Palácio Anchieta, em adesão ao Outubro Rosa, campanha mundial pela importância da detecção precoce do câncer de mama. Este é o terceiro ano consecutivo em que a Câmara participa da iniciativa, que surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos.
Em São Paulo, outros prédios icônicos ganharam luzes cor-de-rosa, incluindo o da Prefeitura, o Edifício Matarazzo, o Theatro Municipal, o Monumento às Bandeiras, o Obelisco do Ibirapuera e a Ponte Estaiada. Em Brasília, o Congresso Nacional foi um dos que também aderiram.
Em 2013 estima-se que 52 mil novos casos da doença surjam entre as brasileiras, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mulheres entre 40 e 49 anos devem se submeter a exame clínico das mamas anualmente. Dos 50 aos 69 anos devem ser feitas mamografias a cada dois anos. Quem tem histórico de câncer de mama ou ovário na família deve fazer acompanhamento a partir dos 35 anos.
Em outras campanhas, a CMSP já ganhou luzes amarelas (iniciativa da Organização Mundial da Saúde pela redução da violência no trânsito), verdes (comemoração ao Dia do Meio Ambiente) e azuis (pelo Dia Mundial da Diabete e pela promoção de hábitos saudáveis). Em outras oportunidades, a sede do Legislativo paulistano teve as luzes apagadas em adesão à Hora do Planeta, ato que chama a atenção para o aquecimento global.
Mais informações sobre o câncer de mama em www.inca.gov.br.