Gastronomia premiada
Troféu reconhece trabalhos sobre a culinária da capital paulista
Gisele Machado | gisele@saopaulo.sp.leg.br
Karl Stanzel/Portal Club Transatlântico
Fazer uma refeição em grandes centros urbanos como São Paulo pode ser uma oportunidade de conhecer parte da cultura e tradição de vários países, tantas são as opções de pratos típicos da culinária internacional encontrados na capital. Essa variedade serve, também, de inspiração para reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos. Em reconhecimento a essa vasta produção de comunicadores e estudantes, a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) entrega, anualmente, o Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia. Em 29 de novembro do ano passado, ocorreu a 16ª edição do evento.
VENCEDORA – Vereador Ricardo Young entregou os troféus a Mônica da Silva Perez, da USP, e a outros contemplados
Equipe de Eventos/CMSP
Um dos premiados da noite foi o trabalho de conclusão de curso (TCC) Comer e Lazer na Avenida Paulista: uma Proposta de um Mapa Gastronômico, da estudante de Lazer e Turismo Mônica da Silva Perez. O TCC foi apresentado à Universidade de São Paulo (USP) e traz um mapeamento de todos os restaurantes, bares, cafés e lanchonetes da via mais famosa da capital paulista. “Em nossa sociedade urbana, cronometrada pelo tempo de trabalho e regida pelo mercado, existe uma tendência à fuga do comum”, destaca Mônica, em seu trabalho. Segundo a estudante, uma das formas de se fazer essa fuga é buscar alimentos sofisticados e diferentes, principalmente em espaços públicos, que proporcionam interação social, troca de experiências e conhecimento do novo.
Além de premiar um texto acadêmico do curso de Turismo, Gastronomia, Hotelaria ou Jornalismo, o Troféu se destina a reportagens veiculadas em jornal, revista, rádio, TV e internet, foto publicada em jornal, revista ou internet, guia gastronômico da cidade de São Paulo, programa televisivo especializado e revista especializada (incluindo publicações de sindicatos e associações do setor). Em cada categoria são contemplados os três primeiros lugares.
Em 2013, inscreveram-se 169 trabalhos e reportagens. Os responsáveis pela seleção foram os vereadores da Comissão de Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da CMSP: o presidente Senival Moura (PT), o vice-presidente Claudinho de Souza (PSDB), Ricardo Young (PPS), Vavá (PT), Aurélio Miguel (PR), Souza Santos (PSD) e Coronel Telhada (PSDB). Também julgaram os trabalhos a presidenta da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo, Miriam Petrone, e a diretora de Relações Sociais e Sindicais do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Evany Sessa.
Para o vereador Ricardo Young, que presidiu a cerimônia de premiação, a iniciativa estimula o olhar da mídia para a gastronomia. Ele acredita que São Paulo não poderia ser “cosmopolita” e “internacional” se não fosse a forte atuação da gastronomia, uma das mais importantes do mundo e que compõe a própria identidade da cidade.
O Troféu Gastronomia surgiu após uma ação da Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), que, em parceria com a Câmara, criou para a cidade de São Paulo o título de Capital Mundial da Gastronomia. Em 1995, a Associação e a CMSP formaram um grupo de trabalho para decidir as estratégias para dar o título ao Município.
A partir daí, a Abresi montou uma comissão formada por representantes oficiais de 40 países e 10 entidades internacionais, que estudaram as cozinhas presentes em suas respectivas capitais. O trabalho apontou que a culinária de 43 países estava representada na cidade de São Paulo (atualmente, são 51). Durante congresso da Abresi em 1997, a comissão outorgou o título à capital paulista e também a Nova York, Tóquio, Roma, Madri, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires, além de Paris, como hors-concours.
Para mais informações sobre o Troféu, acesse www.saopaulo.sp.leg.br, seção Prêmios Institucionais. Também é possível entrar em contato com a Equipe de Eventos da CMSP, pelo e-mail eventos@saopaulo.sp.leg.br ou pelo telefone (11) 3396-4667.