pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

Ana Elisa Galbetti

Como vocês não vacinam os dentistas em atividade com menos de 60 anos e vacinam biólogo, nutricionista, professor de educação física, psicólogos que nem na ativa estão ? Prioridade aonde?
Isto é um verdadeiro absurdo!

Contribuições encerradas.

Decreto confirma cancelamento do feriado de Carnaval em 2021 na capital paulista

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

1 de fevereiro de 2021 - 11:49

Categorias

Foi publicado no Diário Oficial do Município do último sábado (30/1) o decreto nº 60.060, de autoria da Prefeitura de São Paulo, que estabelece que não haverá ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autárquica e Fundacional nos dias 15 e 16 de fevereiro, relativos ao Carnaval, e no dia 17 de fevereiro, referente à quarta-feira de cinzas.

No decreto, a administração municipal argumenta que a adoção dos pontos facultativos correspondentes aos dias de Carnaval e da quarta-feira de cinzas teria o potencial de incentivar a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados, contrariando as orientações e os protocolos sanitários recomendados por autoridades de saúde para combater a pandemia do novo coronavírus.

O documento também destaca que a decisão da Prefeitura em relação ao Carnaval leva em consideração a situação de emergência de saúde pública na cidade de São Paulo, bem como a necessidade da adoção de providências com o objetivo de mitigar a propagação da Covid-19 no município.

Na última sexta-feira (29/1), o Governo de São Paulo havia informado o cancelamento do feriado de Carnaval em 2021 em todas as repartições e serviços públicos estaduais e aberto a possibilidade de as cidades paulistas também cancelarem o feriado em âmbito municipal.

Mais sobre o coronavírus

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal da Saúde, nesta segunda-feira (1/2) a capital paulista contabiliza 17.309 vítimas da Covid-19.

Há, ainda, 566.146 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 820.517 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 792.342 pessoas receberam alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo nesta segunda-feira.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde na Grande São Paulo, a atualização mais recente destaca que, nesta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 é de 67,9%.

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social na cidade de São Paulo, no último domingo, foi de 47%.

Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Em relação ao avanço da pandemia, o Estado de São Paulo concluiu o mês de janeiro com recorde, confirmando um caso novo de Covid-19 a cada nove segundos. A média mostra a aceleração da doença em comparação ao pico da primeira onda da pandemia, em agosto de 2020, quando uma nova infecção era confirmada a cada 11 segundos.

No primeiro mês de 2021, foram confirmados 310.727 novos casos e 6.237 novos óbitos. Dessa forma, durante toda a pandemia (até 31 de janeiro), foram 1.777.368 infectados e 53.034 mortos devido ao novo coronavírus em todo o território paulista. Entre o total de casos diagnosticados de Covid-19, 1.524.085 pessoas estão recuperadas, sendo que 179.715 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

Atuação do município

Entre segunda-feira (1/2) e sexta-feira (5/2) desta semana, a Prefeitura de São Paulo realiza blitz educativas com enfoque na prevenção da Covid-19. As ações também contarão com a participação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Guarda Civil Metropolitana e do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar.

As ações de conscientização ocorrerão das 7h às 9h em vias das zonas Leste, Oeste, Sul, Norte e Centro da capital paulista. A medida tem caráter preventivo e também é uma forma de conscientizar a população sobre os riscos da doença.

As intervenções possibilitam a exibição de mensagens por profissionais de saúde aos motoristas, lembrando sobre as medidas essenciais para prevenir a disseminação do novo coronavírus. A CET também colocará um painel móvel em cada um dos locais com a mensagem “previna-se do coronavírus, use máscara sempre”.

A Prefeitura da capital também determinou novos horários para abertura dos parques municipais, de acordo com as atuais fases estipuladas em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo. A alteração do funcionamento, seguindo as fases laranja e vermelha do Plano São Paulo, começou nesta segunda-feira (1/2).

Durante a fase laranja, os horários dos parques municipais foram ampliados de 8h para 12h por dia, com funcionamento das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira. Na fase vermelha, os parques deverão permanecer fechados aos sábados e domingos.

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar