Biblioteca

A Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei 1.051, de 1907, mas em 1919, a Lei 2.239 estabeleceu que ela seria subordinada ao Presidente da Câmara e não mais à Prefeitura de São Paulo.

Há mais de 100 anos servindo ao cidadão paulistano, a Biblioteca coleciona, organiza, preserva e torna disponíveis os livros e documentos que contam a história legislativa da cidade de São Paulo.

A primeira localização da Biblioteca foi no Palácio Prates, em 1925. Com a mudança para a Rua 7 de Abril, a população passou a ter acesso ao acervo. Em 1972, com a Câmara já no Palácio Anchieta, a biblioteca foi revitalizada, a equipe profissionalizada e a informatização teve início. Até hoje já foram catalogados cerca de 22 mil títulos e a organização do acervo é realizada por meio de um trabalho permanente.

A Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo organiza periodicamente exposições de seu acervo, o que ajuda a contar a história da cidade, de seus habitantes e de sua cultura. Leis e decretos aprovados pela Casa desde 1892 estão disponíveis para consulta e algumas raridades podem ser encontradas nas estantes da Biblioteca.

O acervo nunca para de crescer e todos os meses novos títulos são incorporados, com preferência dada a livros que se relacionem com a história da cidade de São Paulo.