Entenda o que é o projeto
O Projeto Câmara na Rua surgiu para aproximar os cidadãos do Legislativo paulistano.
Com o intuito de percorrer diversas regiões da capital paulista, a iniciativa vai proporcionar uma série de ações e projetos em sintonia com os anseios da população, abrindo espaço para os moradores locais falarem sobre as necessidades da região onde moram. O principal objetivo é ampliar o diálogo entre a Casa Legislativa e a população, especialmente com as pessoas que vivem na periferia, contribuindo para identificar problemas locais e formular políticas públicas.
Como vai funcionar?
O Câmara na Rua leva setores do Legislativo (Plenário, Comissões, Biblioteca, entre outros) para os CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade, sempre no fim de cada mês. Assim, o cidadão que vive naquela região terá a oportunidade de contribuir com sugestões para melhorar a cidade.
Em uma espécie de feira interativa, os munícipes poderão tirar todas as dúvidas sobre o trabalho do Legislativo paulistano. É uma ótima oportunidade para a comunidade falar diretamente com os vereadores.
Já na Tribuna Popular Local, os munícipes poderão participar, seguindo ordem cronológica de inscrição, e por até três minutos, apresentando as demandas de interesse local. De acordo com o Ato nº 1.657/2025, se houver número de inscrições que ultrapasse os 90 minutos de duração da tribuna, haverá sorteio para definição dos oradores.
Além disso, antes de finalizar a sessão pública especial, o presidente da sessão poderá passar a palavra às autoridades presentes para eventuais esclarecimentos à população.
A Câmara Municipal desenvolveu ainda um aplicativo para ajudar nos registros das demandas da população e acelerar o processo de aprimoramento de projetos. O evento ocorre sempre no último sábado de cada mês. A feira de exposição acontece das 9h às 11h e, logo em seguida, abre-se espaço para a tribuna popular, que tem, em média, duração de 90 minutos.
Foco na periferia
Por estar localizada no centro da cidade, a sede da Câmara Municipal pode parecer distante para muitas comunidades. O Câmara na Rua foi criado justamente para reduzir essa distância, levando a atuação legislativa para os bairros e fortalecendo a conexão com os cidadãos. Além de aproximar o Legislativo da população, a iniciativa reforça o compromisso da Câmara em construir uma cidade mais participativa e democrática.