Blog Coronavírus

Boletim Coronavírus [24/04]

Por Daniel Monteiro | 24/04/2020

Aumentou o número de mortes e pessoas infectadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil. Em atualização divulgada nesta sexta-feira (24/4), pelo Ministério da Saúde, o país agora soma 3.670 óbitos e 52.995 infecções causadas pela doença.

O Estado de São Paulo também continua como epicentro da pandemia e contabiliza, agora, 17.826 pessoas infectadas e 1.512 mortes decorrentes da Covid-19.

Além disso, o Sistema de Monitoramento Inteligente do governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 48% na última quinta-feira (23/4). A medida é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para diminuir a propagação do novo coronavírus na população.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (24/4) que as aulas presenciais nas redes públicas estadual e municipal de ensino serão retomadas de forma gradual e regionalizada a partir de julho. Alunos de creches e unidades de educação infantil poderão ter o retorno antecipado.

Porém, o cronograma vai depender do aval do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, órgão que tem orientado as ações do governo estadual durante a pandemia. As aulas na rede estadual de São Paulo estão suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle à propagação do novo coronavírus.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

Na manhã desta sexta-feira (24/4), a Prefeitura de São Paulo anunciou uma parceria com o Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, na Zona Sul da cidade, para ampliar a oferta de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19 e atender à crescente demanda por leitos no município.

Segundo a Prefeitura, o local estava fechado por conta da pandemia e será reaberto como  um hospital referenciado com um custeio mensal de cerca de R$ 3 milhões. Num primeiro momento, serão 54 leitos, sendo 20 de UTIs, 30 de apoio na enfermaria, um de estabilização e três de admissão.

A unidade tem capacidade de expansão gradativa para até 75 leitos, sendo 40 de UTIs, na medida em que os equipamentos necessários estejam disponíveis. O local ainda conta com Setor de Imagem com tomografia para apoio diagnóstico e realizará exames laboratoriais.

O Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, localizado na Avenida Moreira Guimarães, 699 – Indianópolis, será referência no atendimento da Covid-19 e, durante a pandemia, funcionará de portas fechadas, com as internações sendo controladas pela regulação da Secretaria Municipal da Saúde.

A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno, com 51 votos favoráveis e nenhum contrário na Sessão Extraordinária Virtual da última quinta-feira (23/4), o PL (Projeto de Lei) 260/2020, de autoria dos 55 vereadores.

A proposta planeja novas ações de combate à Covid-19 nas áreas da saúde e de assistência social. O PL também prevê medidas relacionadas ao uso e ocupação do solo, aos concursos públicos, cria o Selo Empresa Parceira da Cidade de São Paulo e inclui no calendário oficial da capital paulista o Mês do Combate ao Coronavírus.

AÇÕES E ATITUDES

O governo do Estado de São Paulo vai doar 10 mil cestas básicas para famílias carentes. A aquisição de alimentos da agricultura familiar será realizada pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza.

O convênio que viabilizou a doação, entre Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) tem o objetivo de minimizar os impactos da suspensão de serviços públicos e da desaceleração da economia, além de oferecer apoio aos produtores rurais assentados e remanescentes de quilombos, beneficiários dos programas desenvolvidos pela Fundação Itesp, garantindo o acesso à alimentação adequada e à segurança nutricional para comunidades hipossuficientes.

Voltar ao Blog