Consultas do auxílio emergencial podem ser feitas pelo site disponibilizado pelo Governo Federal
Desde o dia 05 de maio, além do acompanhamento pelo site da Caixa Econômica Federal, é possível verificar o auxílio emergencial por outros endereços eletrônicos. Pela nova ferramenta virtual, lançada pelo Governo Federal, os cidadãos que fizeram a solicitação do auxílio emergencial do governo federal podem consultar a situação dos seus requerimentos e, caso não tenham sido selecionados, poderão saber também o motivo da negação. O acompanhamento pode ser feito pelos sites do Ministério da Cidadania e da DATAPREV (sigla em inglês que Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
Pelas plataformas é possível acessar todo o detalhamento dos pedidos, como resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à DATAPREV e os motivos pelos quais o benefício foi negado. A análise da segunda solicitação também pode ser acompanhada.
CADASTROS INCORRETOS
Segundo o Governo Federal, pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br. São casos de cadastros classificados como inconclusivos e que podem estar relacionados a dados divergentes, como número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), endereço e informações sobre dependentes.
SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO
Em menos de um mês, 97,7 milhões de cadastros passaram pelos sistemas de conferência da DATAPREV e foram homologados pelo Ministério da Cidadania, incluindo trabalhadores informais, Bolsa Família e Cadastro Único.
* 50,5 milhões atenderam aos critérios da lei.
*32,8 milhões foram considerados inelegíveis.
*13,7 milhões estão inconclusivos e necessitam de complemento cadastral.
Fontes: Agência Brasil, DATAPREV e Ministério da Cidadania