Blog Coronavírus

Brasil ultrapassa 11,5 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 11/05/2020

Com 396 novas mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou 11,5 mil óbitos ocasionados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Em atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira feira (11/5), já são 11.519 pessoas mortas pela doença desde o começo da pandemia no país.

Além disso, foram registrados 5.632 novos casos de Covid-19. Agora o Brasil contabiliza 168.331 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Estado com maior número de casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus, São Paulo registra, nesta segunda-feira, 46.131 pessoas com Covid-19 e 3.743 óbitos causados pela doença.

Atualmente, há 9,7 mil pacientes internados no Estado, sendo 3.871 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 5.877 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento ao novo coronavírus é de 68,2% no Estado e 89,6% na Grande São Paulo.

Além disso, até o momento, infecções por Covid-19 foram confirmadas em 64% do território estadual. Já há uma ou mais pessoas infectadas em 414 cidades, e pelo menos um óbito em 179 municípios.

Ainda em São Paulo, segundo informações do SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo), no último domingo (10/5) o isolamento social no Estado foi de 53%, enquanto na Capital o índice foi de 54%.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O isolamento social é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e por autoridades sanitárias do Brasil a principal medida de contenção da pandemia do novo coronavírus.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

Começou a funcionar nesta segunda-feira (11/5) o novo Hospital Municipal da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. O equipamento terá inicialmente 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 16 leitos de enfermaria destinados exclusivamente a pacientes diagnosticados com Covid-19.

A Brasilândia, distrito com mais de 280 mil habitantes, é um dos mais afetados com a pandemia do novo coronavírus na capital e a inauguração do hospital visa atender uma demanda antiga da região. Ao todo, quando estiver em pleno funcionamento, a unidade terá 305 leitos e beneficiará 2,2 milhões de pessoas.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

Como parte dos esforços de contenção da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Paulo intensificou nos últimos dias as ações de fiscalização em estabelecimentos não essenciais que não estão cumprindo as medidas definidas pelo decreto municipal nº 59.363, que estabelece as regras da quarentena no município.

Realizadas em parceria com a Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar, as ações começaram na semana passada no centro da cidade, na Rua Barão de Duprat e outras vias na região da Rua 25 de Março.

No total, foram interditados 120 comércios flagrados desrespeitando o decreto municipal. Cada estabelecimento foi multado em R$ 9.231,65. Também ocorreram mais de 8 mil apreensões de mercadorias vendidas irregularmente por ambulantes desde a publicação do decreto.

AÇÕES E ATITUDES

A USP (Universidade de São Paulo), em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, se prepara para iniciar a produção em escala do ventilador pulmonar emergencial Inspire, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Os equipamentos serão produzidos no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, cuja produção é estimada entre 25 e 50 ventiladores pulmonares por dia, capacidade que poderá ser ampliada caso haja necessidade. Os testes de produção do primeiro lote terão início nos próximos dias, e a previsão é de que em duas semanas os primeiros aparelhos possam ser distribuídos.

O Inspire é um ventilador pulmonar emergencial de baixo custo, que pode ser produzido em até duas horas, com tecnologia nacional, sendo mais barato dos que os aparelhos disponíveis no mercado.

Voltar ao Blog