Blog Coronavírus

Brasil ultrapassa 14 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 15/05/2020

O Brasil ultrapassou, nesta sexta-feira (15/5), a marca de 14 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Com 824 óbitos registrados nas últimas 24 horas, as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde mostram que, desde o início da pandemia, são 14.817 mortos pela doença.

Também houve aumento de 15.305 pessoas infectadas e, no total, o Brasil registra 218.223 casos confirmados do novo coronavírus.

Após registrar 179 mortes nas últimas 24 horas, São Paulo chegou a 4.494 óbitos provocados pela Covid-19. O Estado também somou 4.092 casos confirmados e agora tem 58.378 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Além disso, em decorrência da expansão da doença no território paulista, hoje 70,5% das cidades do Estado de São Paulo já registram casos do novo coronavírus e 40% das mortes por Covid-19 aconteceram no interior, litoral e Grande São Paulo.

Em relação ao sistema de saúde pública, há 10,1 mil pessoas internadas em São Paulo, sendo 3.904 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 6.205 em enfermaria. A taxa de ocupação das UTIs reservadas à Covid-19 é de 68,8% no Estado e 84,4% na Grande São Paulo.

Apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e por autoridades como a principal medida de combate à pandemia, o isolamento social em São Paulo, na última quinta-feira (14/5), foi de 48%, enquanto na capital do Estado o índice atingiu 49%.

O isolamento social é medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento da população.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira a compra de mais 2 milhões de testes rápidos do novo coronavírus, visando ampliar o diagnóstico da Covid-19 e aprimorar o monitoramento da curva de transmissão em São Paulo.

Os 2 milhões de testes quase triplicam as aquisições de diagnósticos feitas pelo Estado,que já havia comprado 1,3 milhão de testes em abril. O total investido é de R$ 199 milhões, por meio da Fundação Butantan.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira as primeiras 100 mil máscaras produzidas pelo programa Costurando pela Vida, em duas ações ocorridas no Complexo Prates, localizado no Centro, e no Parque das Flores, Extremo Leste da Capital.

O programa Costurando pela Vida incentiva que microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e cooperativas produzam máscaras de proteção facial para serem distribuídas para servidores municipais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus e para a população em situação de vulnerabilidade.

O objetivo é ajudar os empreendedores, costureiras e artesãs a gerarem renda durante a pandemia, além de aumentar a proteção da população mais carente contra a doença.

AÇÕES E ATITUDES

Uma nova frente de combate à pandemia do novo coronavírus foi aberta no interior de São Paulo. O Laboratório de Imunologia Clínica e Biologia Molecular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do campus Araraquara da Unesp (Universidade Estadual Paulista) foi certificado pelo Instituto Adolfo Lutz e agora tem capacidade para realizar até 500 testes por dia do tipo PCR, utilizados no diagnóstico da Covid-19.

O Laboratório integra, desde 1997, a Rede Nacional de Laboratórios de Carga Viral para HIV e Hepatites Virais do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde e, em 2007, foi credenciado pelo Governo Federal como laboratório para exames de biologia molecular.

Voltar ao Blog