Blog Coronavírus

Brasil chega a 70 mil vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 10/07/2020

Segundo informações desta sexta-feira (10/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país chegou a 70 mil óbitos provocados pela doença. Nas últimas 24 horas foram 1.214 mortes registradas, totalizando 70.398 vítimas fatais da Covid-19.

No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve a confirmação de 45.048 novos infectados pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o Brasil já soma 1.800.827 diagnósticos positivos para a doença.

O número é o mesmo divulgado no boletim diário do Ministério da Saúde desta sexta-feira: nas últimas 24 horas foram 1.214 mortes e 45.048 diagnósticos confirmados do novo coronavírus, totalizando 70.398 óbitos e 1.800.827 casos confirmados da doença desde o início da quarentena.

Epicentro da pandemia no Brasil, o Estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (10/7) 324 óbitos causados pela Covid-19 em 24 horas – no mesmo período, houve 9.395 diagnósticos confirmados do novo coronavírus. No total, são 17.442 vítimas fatais da Covid-19, com 359.110 pessoas infectadas.

Dos 645 municípios, houve pelo menos uma pessoa infectada em 632 cidades, sendo 407 com um ou mais óbitos. Em relação à capacidade do sistema de saúde do Estado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltados ao tratamento do novo coronavírus é de 65% no Estado e de 63,8% na Grande São Paulo.

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal medida de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social no Estado de São Paulo na última quinta-feira (09/7) foi de 45%, enquanto na capital o índice chegou a 46%.

Os dados são Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

Nesta sexta-feira (10/7), o governo do Estado anunciou a sexta atualização de fases da retomada econômica do Plano São Paulo, com a quarentena prorrogada até o próximo dia 30 de julho. Nenhuma região regrediu de fase em relação ao último informe.

De acordo com a administração estadual, a estratégia adotada tem sido bem-sucedida e permitiu a melhora gradual de indicadores de controle da pandemia e capacidade hospitalar, levando ao avanço controlado da flexibilização de atividades na maior parte do interior, litoral e Grande São Paulo.

A nova classificação vale a partir da próxima segunda-feira (13/7). Em relação à semana anterior, somente municípios abrangidos por quatro das 17 regiões de Departamentos Regionais de Saúde permanecem na fase vermelha de restrição total de atividades não essenciais: Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto.

Agora são dez regiões e uma sub-região metropolitana na fase laranja. As áreas de Bauru, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Sorocaba avançaram da fase vermelha, e permaneceram estáveis as de Araraquara, Barretos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Taubaté e a sub-região Norte (Franco da Rocha) da Grande São Paulo.

A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.

Para a etapa amarela, avançaram Baixada Santista, Registro e as sub-regiões Leste (Alto Tietê) e Oeste (Osasco) da Grande São Paulo. Todas as cidades destas áreas se juntam à capital e às sub-regiões Sudeste (ABC) e Sudoeste (Taboão da Serra) da região metropolitana e poderão seguir rígidos protocolos sanitários para reabrir bares, restaurantes, salões de beleza com 40% da capacidade, academias com 30% e expediente diário de até seis horas na próxima semana.

As três próximas atualizações programadas do Plano São Paulo estão previstas para os dias 24 de julho e 7 e 21 de agosto.

Também nesta sexta-feira, o governo do Estado anunciou que nove dos 16 parques estaduais da capital serão reabertos, com restrição de portões e de horário de funcionamento e regras específicas,

Os parques estaduais urbanos Villa-Lobos, Candido Portinari, Água Branca e Ecológico do Tietê funcionarão de segunda a sexta, das 10h às 16h. Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários permanecerão com restrição. Será recomendada visita ao parque apenas para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras.

O mesmo horário será seguido pelos parques estaduais naturais Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande), cujas visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas duas Unidades de Conservação, e obedecer o limite de 30% da capacidade. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecerão fechadas.

Já o Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada. Os espaços fechados, tais como as exposições educativas, continuarão sem receber visitantes. Para visitação ao Zoo Safári, será permitido uso apenas de veículos particulares (o serviço de vans estará suspenso). O acesso às áreas comuns, como sanitários, lanchonetes e loja de lembranças, será permitido mediante utilização de máscara. Para o acesso de veículos, haverá desinfecção das rodas por meio de pulverizador e solução de hipoclorito de sódio na portaria.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

Foi regulamentada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Spcine e da São Paulo Film Commission, a autorização da retomada da concessão de aprovações para filmagens e gravações em espaços públicos na cidade. As produções deverão seguir rigorosamente três documentos: o Protocolo Geral de Reabertura, o Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual e o Protocolo de Filmagens e Gravações em Espaços Públicos, disponíveis neste link.

O protocolo foi assinado em conjunto pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo e pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual. O documento, escrito em conjunto com a Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais, possibilita que as filmagens possam restabelecer suas atividades em áreas privadas seguindo as medidas de segurança e higiene definidas.

Já as filmagens em espaços públicos municipais também devem atender, de forma integrada e complementar aos protocolos geral do setor e de reabertura da cidade, as regras do Protocolo de Filmagens e Gravações em Espaços Públicos, elaborado pela São Paulo Film Commission.

AÇÕES E ATITUDES

Apesar de fechados, quem está com saudade de ir aos cinemas tem opções de diversão: os Museus Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida oferecem atividades gratuitas que exploram a sétima arte sem que o público precise sair de casa.

A Casa Guilherme de Almeida está com inscrições abertas para o curso “Introdução à estética do cinema”, com a Coordenadora de Programação Cultural da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, Lívia Nonato. Na atividade, os participantes serão incentivados a estudar os filmes como mensagens artísticas.

A atividade é dirigida a apreciadores de cinema que desejem aprimorar o próprio exercício de análise e interpretação de filmes. As aulas serão disponibilizadas on-line às segundas e quartas-feiras, do dia 13 ao dia 22 de julho. As inscrições e mais informações encontram-se neste link.

Já a Casa das Rosas oferece o bate-papo “Tadeu está aqui”. No evento, a ser realizado pela plataforma Google Meet, o artista multimídia Tadeu Jungle falará sobre sua trajetória, com ênfase em sua atuação no campo da poesia, que realiza na intersecção com outras linguagens. A atividade acontece dia 16 de julho, quinta-feira, das 19h às 21h. Para participar, os interessados deverão se inscrever até o dia 16 neste link.

Voltar ao Blog