Blog Coronavírus

Veja como se inscrever na xepa da vacina contra a Covid-19 

Por Iara Silva | 08/06/2021

O Governo do Estado de São Paulo já divulgou o cronograma para vacinação contra a Covid-19 de toda a população do Estado que tenha acima de 18 anos, mas uma parcela da população consegue se vacinar antes da data prevista por meio das doses remanescentes de vacinas, chamadas popularmente de “xepa”, por sobrarem nos frascos já abertos ao fim dos dias de imunização.

Esta estratégia ajuda a combater o desperdício, já que depois que um frasco de vacina é aberto, sua validade é reduzida para de 6 a 48 horas dependendo do tipo do imunizante. Atualmente, São Paulo utiliza três diferentes: Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Cada um dos fabricantes, disponibiliza uma quantidade diferente de doses por frasco.

Os municípios têm autonomia para decidir como distribuir e priorizar as doses da xepa. Na cidade de São Paulo, este tipo de vacinação acontece diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que organizam listas de espera com o contato de pessoas elegíveis. Nesta fase de imunização, são elegíveis pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos de idade sem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), estagiários da área da saúde de todos os períodos de formação, estagiários de nível técnico da área da saúde de todos os períodos de formação e pessoas com mais de 50 anos sem comorbidades.

Para quem faz parte destes grupos e pretende fazer sua inscrição, é preciso procurar a UBS mais próxima de sua residência com um documento de identificação e um comprovante de residência. Pessoas com deficiência devem também levar um documento que comprove a condição, podendo ser um laudo médico, um cartão de gratuidade no transporte público ou um comprovante de atendimento nos centros clínicos especializados. Estudantes de áreas da saúde devem apresentar um comprovante de matrícula nos cursos.

Quando há doses disponíveis, as UBSs entram em contato por telefone. Mega postos, postos drive thru e postos volantes enviam as doses que sobram para as UBSs e, desta forma, não realizam a vacinação na modalidade da xepa.

Voltar ao Blog