Blog Coronavírus

Boletim Coronavírus [07/04]

Por Daniel Monteiro | 07/04/2020

Subiu o número de pessoas infectadas e de mortes ocasionadas pelo coronavírus (Covid-19). Segundo nova atualização dos dados sobre a pandemia, divulgada no final da tarde desta terça-feira-feira (7/4) pelo Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo segue como epicentro dos casos, com 5.682 infecções confirmadas pelo vírus e com 371 óbitos em decorrência da doença.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a tendência de subida é observada em todo o Brasil. A atualização dos dados mostra que o país registra 13.717 pessoas infectadas e 667 óbitos ocasionados pelo vírus.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

Já o governo do Estado anunciou, nesta terça-feira, a construção de mais um hospital de campanha em São Paulo, dessa vez no Complexo Desportivo do Ibirapuera (Constâncio Vaz Guimarães), para atendimento de casos de coronavírus.

Em coletiva, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o novo equipamento  terá 7,5 mil metros quadrados e vai ocupar o gramado e parte da pista de atletismo do complexo.

O hospital terá 240 leitos de baixa complexidade, 28 leitos de estabilização, sala de descompressão, consultórios médicos e tomografia. Assim como os outros hospitais de campanha, a unidade do Ibirapuera será referenciada, ou seja, só receberá pacientes encaminhados de unidades de pronto atendimento.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

Também nesta terça-feira, foi publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo a prorrogação do período de quarentena na capital até 22 de abril, conforme determinação do governo estadual.

Dessa forma, continua suspenso o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais de bens e mercadorias, atacadistas, varejistas e ambulantes, além de prestadores de serviço.

Só tem autorização para funcionar normalmente os estabelecimentos cujas atividades foram listadas como excepcionalidades, desde que intensifiquem ações de combate e prevenção ao contágio do coronavírus.

A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA

Ciente de sua responsabilidade para com a sociedade neste momento de crise, a Câmara Municipal de São Paulo prepara dois PLs (Projetos de Lei) coletivos dos vereadores com ações de enfrentamento ao coronavírus. Um dos projetos vai tratar de ações econômicas contra a crise e o outro abordará medidas assistenciais e de saúde.

Os PLs foram debatidos na sessão virtual da semana passada e apresentados na última segunda-feira (6/4), em reunião da Câmara Temática criada entre o Legislativo municipal, a Prefeitura e o Tribunal de Contas do Município para tratar da epidemia do coronavírus na capital. A expectativa é que os projetos sejam votados ainda nesta semana por meio do Sistema do Plenário Virtual.

Além disso, a Câmara vai destinar R$ 38 milhões de recursos do Legislativo para as secretarias de Saúde e de Assistência Social para combate ao coronavírus. O Projeto de Lei coletivo dos vereadores que aborda a medida será votado em primeira discussão na próxima quarta-feira (8/4).

O dinheiro é proveniente de medidas de economia do Legislativo e está no Fundo Especial de Despesas da Câmara, originalmente destinado para custear aprimoramentos do Legislativo. A transferência será automática, assim que o projeto for aprovado.

AÇÕES E ATITUDES

Além das medidas tomadas pelo poder público, uma ação da iniciativa privada pretende atenuar as consequências econômicas da quarentena e garantir o emprego dos trabalhadores que não podem realizar suas atividades em regime de home office ou teletrabalho.

O movimento “Não Demita!”, criado na última semana, conta com mais de 1 mil empresas signatárias que firmaram o compromisso de não demitir nenhum funcionário até o final de maio, quando há a expectativa de retomada total da rotina após a quarentena.

Voltar ao Blog