Boletim Coronavírus [06/04]
Segundo dados divulgados no final da tarde desta segunda-feira (6/4) pelo Ministério da Saúde, a cidade de São Paulo registra 3.754 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19). A capital também contabiliza 244 mortes em decorrência da doença.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, em todo o Brasil houve aumento de casos confirmados e mortes por coronavírus. O país registra 12.056 pessoas infectadas e 553 óbitos ocasionados pelo vírus.
MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS
O governo de São Paulo prorrogou por mais 15 dias a quarentena em todos os 645 municípios do Estado, do dia 8 até o dia 22 de abril. A medida foi anunciada em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, pelo governador João Doria (PSDB). Inicialmente, a quarentena seria encerrada na próxima terça-feira (7/4).
A ação foi decidida após orientação do Centro de Contingência do Coronavírus, que apontou que o contágio já chegou a cem cidades paulistas e mais de 400 hospitais públicos e privados. Segundo projeções, a prorrogação da quarentena pode evitar 166 mil óbitos no Estado de São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs.
Os serviços considerados essenciais (como saúde, segurança, transporte público, limpeza pública, alimentação e abastecimento de combustíveis) continuam em funcionamento, como nos primeiros 15 dias da quarentena.
ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO
Também nesta segunda-feira, o Hospital de Campanha construído no Estádio do Pacaembu, na região central de São Paulo, começou a receber os primeiros pacientes com coronavírus.
A estrutura, inaugurada no dia 1º de abril, possui 200 leitos de baixa e média complexidade, sendo oito leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para socorrer pacientes que apresentem complicações.
Ainda nesta segunda-feira, a Prefeitura entregou a primeira etapa das obras de implantação do Hospital Municipal de Campanha do Anhembi, em Santana, Zona Norte da capital.
Foram entregues 887 leitos de baixa complexidade dos 1.800 previstos, sendo 64 de UTI para estabilização. O restante dos leitos entrará em operação a partir da segunda quinzena de abril.
Os dois hospitais funcionarão de portas fechadas, ou seja, quem tiver sintomas não deve procurar o espaço. O atendimento é destinado exclusivamente a pacientes diagnosticados com coronavírus transferidos da rede municipal da saúde.
AÇÕES E ATITUDES
A higienização correta das mãos é uma das formas mais importantes de prevenção ao coronavírus. Órgãos de saúde indicam que o uso de água e sabão é eficiente para a limpeza. Na falta deles, profissionais da saúde recomendam também o uso de álcool gel 70%.
Mas quem recorrer a essa alternativa, deve tomar cuidados para não comprar produtos de origem duvidosa e não devem recorrer a soluções caseiras, como as divulgadas nas redes sociais, alertam especialistas.
A orientação é sempre consumir produtos testados e autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).