Blog Coronavírus

Boletim Coronavírus [13/04]

Por Daniel Monteiro | 13/04/2020

O Ministério da Saúde divulgou uma nova atualização dos dados sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19) no Brasil nesta segunda-feira (13/4). Foi registrado novo aumento no número de infecções confirmadas e mortes ocasionadas pela doença no Estado de São Paulo. O Estado contabiliza, agora, 8.895 pessoas infectadas e 608 óbitos.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os dados divulgados nesta segunda-feira mostram que o Brasil registra 23.430 casos confirmados de coronavírus, com 1.328 mortes pela doença.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

Um a cada quatro municípios do Estado de São Paulo tem pelo menos um caso confirmado do novo coronavírus. Já são 162 cidades com pelo menos um registro, crescimento de 63,6% em uma semana.

Os óbitos já atingem 63 municípios paulistas. Entre as vítimas fatais, a maioria são homens. As mortes continuam concentradas em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 73,4% das vítimas.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, mostra que o percentual de isolamento social na capital chegou a 56% na última sexta-feira. A adesão ainda está abaixo dos 70%, percentual ideal para controlar a disseminação do novo coronavírus.

A principal preocupação do município é que, se a taxa de isolamento continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde poderá não ser suficiente para atender toda a população que venha a ser infectada pelo vírus.

O Sistema de Monitoramento Inteligente analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões da cidade a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas.

A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA

Diante das medidas restritivas adotadas pelos governos municipal e estadual para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma reunião virtual na última quinta-feira (9/4) para discutir a atual situação dos setores de turismo, lazer e gastronomia da capital paulista.

O encontro, promovido pela Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia, foi intermediado pelo presidente da Comissão, vereador Rodrigo Goulart (PSD). A discussão contou ainda com a participação da vereadora Soninha Francine (CIDADANIA), integrante do grupo de trabalho, além de representantes de instituições e da Prefeitura.

Para minimizar os impactos econômicos dos empreendedores, um dos principais temas tratados na reunião foi a possibilidade de suspender ou prorrogar o pagamento de alguns impostos como, por exemplo, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISS (Imposto sobre Serviço).

AÇÕES E ATITUDES

Professores e estudantes das Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) estaduais pretendem produzir álcool gel 70% para ajudar a reforçar estoques de hospitais, casas de repouso e entidades sociais em diversas regiões do Estado.

Para isso, professores e alunos de diferentes unidades vão aliar conhecimento tecnológico aos laboratórios e equipamentos disponíveis nas unidades. Além do álcool gel, estão sendo produzidos material de limpeza e higienização de ambientes, que também serão doados.

Voltar ao Blog