Blog Coronavírus

Brasil tem recorde de mortes por coronavírus em 24h

Por Daniel Monteiro | 28/04/2020

Novos dados sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, divulgados nesta terça-feira (28/4) pelo Ministério da Saúde, mostram recorde de 474 mortes decorrentes da doença nas últimas 24h. Agora, o Brasil registra 5.017 óbitos e 71.886 pessoas infectadas pela doença.

O Estado de São Paulo continua como epicentro da pandemia e contabilizou nesta terça-feira 224 mortes decorrentes da Covid-19 registradas nas últimas 24 horas, aumento de 12% em relação à ontem (27/4). No total, são 2.049 óbitos e 24.041 casos (crescimento de 11%).

Ainda sobre o Estado, o Sistema de Monitoramento Inteligente do governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social na última segunda-feira (27/4) foi de 48%.

O isolamento social é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para diminuir a propagação do novo coronavírus na população.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta terça-feira, a aplicação de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus em farmácias. Com a decisão, a realização deixará de ser feita apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas.

As farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. O estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para realizar o exame.

Além disso, os testes rápidos feitos em farmácias não servirão para a contagem de casos do novo coronavírus no país, uma vez que o método é suscetível a apontar o chamado “falso negativo”, quando o paciente é testado ainda nos primeiros dias de sintomas.

A liberação dos exames rápidos será temporária e deve permanecer no período de emergência de saúde pública nacional decretado pelo Ministério da Saúde em 4 de fevereiro.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

Como parte das ações de prevenção do novo coronavírus, a Prefeitura de São Paulo está realizando ações diárias de conscientização e fiscalização de ambulantes e comércios não essenciais espalhados pela capital que não estejam cumprindo a quarentena estipulada por decreto municipal.

Até o momento, 206 estabelecimentos não essenciais foram interditados por não acatarem a decisão de fechamento. Os comércios serão desinterditados após o cumprimento do decreto, caso não tiverem sua licença de funcionamento cassada.

De acordo com o decreto vigente, os locais que descumprem as regras estabelecidas para a quarentena estão sujeitos à interdição imediata de suas atividades e, em caso de resistência, cassação do alvará de funcionamento.

A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no país, a Câmara Municipal de São Paulo tem trabalhado em conjunto dentro do próprio Legislativo, e de forma coletiva com demais poderes e setores da sociedade civil, para desenvolver ações econômicas contra a crise e elaborar medidas assistenciais e de saúde.

Neste mês de abril, os parlamentares construíram vários PLs (Projetos de Lei) com diversas propostas de combate à Covid-19 e aprovaram importantes medidas de transferência de recursos que, juntas, somam R$ 50,2 milhões. Esse valor será destinado à Prefeitura de São Paulo para investir em ações de combate ao coronavírus.

AÇÕES E ATITUDES

Uma plataforma aberta está reunindo de forma virtual voluntários para o desenvolvimento de um respirador artificial e outros protótipos que possam colaborar nos atendimentos a pessoas com Covid-19.

A plataforma aberta Respirador Hacker tem como foco o trabalho colaborativo de pesquisadores dentro e fora do Brasil, de diversas áreas do conhecimento, empenhados em apresentar protótipos de fácil produção, baixo custo e acessíveis.

A iniciativa, que teve início em março deste ano, hoje já conta com cerca de mil voluntários do Brasil, China, Estados Unidos e outros países, e se dedica, além do respirador artificial, ao desenvolvimento de equipamentos de proteção individual, outros modelos de ventiladores artificiais e instrumentos que possam ser fabricados em impressoras 3D.

A plataforma funciona de maneira open source, ou seja, o conhecimento gerado é totalmente livre para compartilhamento, reformulação e distribuição. Para entrar e participar, basta acessar a plataforma no site http://respiradorhacker.github.io, escolher um projeto e começar a contribuir.

Voltar ao Blog