Blog Coronavírus

Brasil ultrapassa 24,5 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 26/05/2020

Com 1.039 novas mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil soma agora 24.512 vítimas do novo coronavírus (causador da Covid-19) desde o início da quarentena. Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (26/5), o país totaliza 391.222 diagnósticos da doença no país, sendo que 16.324 infectados foram registrados entre ontem e hoje.

Ainda segundo o ministério, 3.882 óbitos suspeitos estão em investigação e 208.117 casos seguem em acompanhamento. Cerca de 158.593 pacientes já se recuperaram da doença.

Já em São Paulo, o número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 6.423 nesta terça-feira (26/5) com o registro de 203 novos óbitos nas últimas 24 horas. Ao todo, 86.017 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 no Estado, com pelo menos um caso em 511 cidades paulistas. Destas, 244 tiveram no mínimo uma vítima fatal.

Há 12,2 mil pacientes internados em São Paulo, sendo 4.779 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 7.506 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para Covid-19 é de 74,5% no Estado e 87,7% na Grande São Paulo.

Também até o momento ocorreram 17.589 altas de pacientes que tiveram confirmação de Covid-19 e foram assistidos em hospitais de São Paulo.

Segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, o percentual de isolamento social em São Paulo, na última segunda-feira (25/5), foi de 51%. Na capital paulista, o índice chegou a 53%.

O isolamento social, considerada principal medida de contenção da pandemia do novo coronavírus, é medido através da análise de dados de telefonia móvel que indicam tendências de deslocamento e apontam a eficácia das medidas adotadas durante a quarentena.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

Após registrar pela primeira vez o maior número diário de mortes por Covid-19 no mundo, o Brasil pode ter um aumento de cinco vezes na quantidade de óbitos pela doença até o início de agosto e superar a marca de 125 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus, aumentando os temores de que o país se tornou o novo epicentro da pandemia.

A previsão do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington foi divulgada na última segunda-feira (25/5), quando o número de óbitos registrados por dia no Brasil ultrapassou o dos Estados Unidos, e veio acompanhada de um pedido de lockdowns nas cidades para conter o avanço da doença.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

As concessionárias responsáveis pela gestão das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô de São Paulo doarão 18 mil máscaras para comunidades localizadas nas proximidades das duas linhas. O equipamento será o reutilizável, feito de tecido lavável.

A comunidade do Capão Redondo será a primeira beneficiada. Na próxima quarta-feira (27/5), cerca de 9 mil unidades serão distribuídas às famílias atendidas pela ONG local Casa do Zezinho e à comunidade do entorno. As máscaras serão entregues na sede da entidade, das 9h às 15h.

Já na quinta e sexta-feira (dias 28 e 29/5), outros 9 mil itens serão distribuídos na comunidade de Paraisópolis, com apoio da ONG local PróSaber. Nas ocasiões, as máscaras serão entregues às famílias atendidas pela entidade e à comunidade do entorno na sede da Organização, das 10h às 15h.

AÇÕES E ATITUDES

A pandemia do coronavírus na cidade de São Paulo atingiu os bancos de doação de sangue, que estão com seus estoques em estado crítico. Os estoques de sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência.

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. O sangue é insubstituível e, por isso, a importância de se manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

Clique aqui e confira os locais de doação na cidade de São Paulo.

Voltar ao Blog