Blog Coronavírus

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 02/06/2020

Com 1.262 óbitos registrados nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou nesta terça-feira (2/6) a marca de 30 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Segundo boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde, desde o começo na pandemia no país, 31.199 pessoas morreram vítimas da Covid-19.

Também de acordo com a pasta, são 555.383 casos confirmados de infecções pelo vírus – aumento de 28.936 registros de ontem para hoje. Há, ainda, cerca de 223 mil pacientes em acompanhamento e mais de 300 mil recuperados.

Considerado epicentro da pandemia no Brasil, o Estado de São Paulo registra nesta terça-feira o recorde de óbitos e diagnósticos confirmados do novo coronavírus em 24 horas. De ontem para hoje, foram 327 novas mortes e 6.999 casos da doença. No total, são 7.994 vítimas fatais da Covid-19, com 118.296 pessoas infectadas.

No mesmo período, houve queda no total de pessoas internadas para tratamento da doença. Hoje há 11.940 pacientes da Covid-19 registrados no sistema de saúde do Estado, sendo 7.479 em enfermaria e 4.461 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Ontem, eram 12.920 internados, sendo 7.777 em enfermaria e 4.681 em UTI.

Apesar disso, a taxa de ocupação das UTIs voltou a subir nas últimas 24 horas. No Estado, o índice subiu de 69,3% para 73,5%, enquanto na Grande São Paulo o número foi de 83,2% para 85,3%. Já as altas hospitalares de pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus em São Paulo subiram para 22.265.

Além disso, na última segunda-feira (1/6), o isolamento social no Estado de São Paulo chegou a 47%, enquanto na Capital o índice atingiu 49% dos habitantes.

Os dados são Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias, o isolamento social é a principal medida de contenção da pandemia do novo coronavírus.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

Na última segunda-feira (1/6) a Prefeitura de São Paulo anunciou que, com a chegada de 30 respiradores doados pelo Governo do Estado ao Hospital Municipal Bela Vista – referência no tratamento a pacientes com a Covid-19 -, a unidade vai ampliar em 150% sua capacidade de internação em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

No total, foram 380 respiradores hospitalares doados pela administração estadual ao município para ampliar a capacidade de atendimento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na capital.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça-feira (2/6) que está recebendo protocolos enviados pelas associações para verificar a possibilidade da reabertura segura e gradual de estabelecimentos comerciais dos setores de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings centers da Capital.

Até o momento, 50 associações dos cinco setores que podem reabrir nesta fase já apresentaram suas propostas. Apenas entidades setoriais serão responsáveis pelo envio dos protocolos à administração municipal.

Os cidadãos que quiserem contribuir deverão enviar suas sugestões para as empresas onde trabalham ou entidades de classe. As empresas, por sua vez, deverão enviar suas propostas para as entidades setoriais, que serão responsáveis pelo envio à Prefeitura.

AÇÕES E ATITUDES

Na última segunda-feira (1/6), o Governo de São Paulo anunciou a arrecadação total de R$ 717 milhões em doações da iniciativa privada que serão aplicados integralmente nas estratégias de contenção dos efeitos da pandemia do novo coronavírus no Estado. O montante foi obtido junto a 362 empresas.

Segundo a administração estadual, todo o processo de recebimento das doações e aplicação dos recursos está sendo auditado pela Pricewaterhouse Coopers Brasil, com apoio da Deloitte na organização dos processos.

Mais informações sobre as doações estão disponíveis neste site. Os contatos também podem ser feitos pelo WhatsApp (11) 98882-1341 ou pelo e-mail doacaodebens@sp.gov.br.

Voltar ao Blog