Blog Coronavírus

Brasil ultrapassa 828 mil infectados pelo novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 12/06/2020

Segundo informações desta sexta-feira (12/6) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 909 óbitos e 25.982 casos confirmados da doença. Na contagem do órgão, desde o início da pandemia, 41.828 pessoas morreram vítimas da Covid-19 e outras 828.810 foram infectadas pelo vírus.

O número é o mesmo divulgado no boletim diário do Ministério da Saúde desta sexta-feira: nas últimas 24 horas foram 909 mortes e 25.982 diagnósticos confirmados do novo coronavírus, totalizando 41.828 óbitos e 828.810 casos confirmados da doença desde o início da quarentena.

Considerado epicentro da pandemia no Brasil, o Estado de São Paulo registrou nesta nesta sexta-feira (10/6) 223 óbitos causados pela Covid-19 em 24 horas – no mesmo período, houve 5.380 diagnósticos confirmados do novo coronavírus.

No total, são 10.368 vítimas fatais da Covid-19, com 167.900 pessoas infectadas. Dos 645 municípios do território paulista, houve pelo menos uma pessoa infectada em 572 cidades, sendo 303 com um ou mais óbitos.

Em relação à capacidade do sistema de saúde paulista, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de  Terapia Intensiva) voltados ao tratamento do novo coronavírus é de 69,1% no Estado e de 76,5% na Grande São Paulo.

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal medida de contenção da pandemia do novo coronavírus, isolamento social no Estado de São Paulo, na última segunda-feira (8/6) foi de 47%, enquanto na Capital o índice chegou a 48% dos habitantes.

Os dados são Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

Na última quinta-feira (11/6) o Governo do Estado anunciou uma parceria inédita entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac para a produção e realização de testes em estágio avançado de uma vacina contra o novo coronavírus.

A vacina será testada em 9 mil voluntários no Brasil. O acordo prevê que, caso a imunização se prove eficaz e segura, até junho de 2021 o novo medicamento será fornecido para uso no país.

Com o controle da pandemia na Ásia, a empresa sediada em Pequim buscava cooperação com outros países para dar sequência à etapa final de testes. A vacina é chamada de CoronaVac pela farmacêutica chinesa e já foi administrada com sucesso em cerca de mil pessoas na China nas fases clínicas um e dois – antes, já havia sido aprovada em testes de laboratório e em macacos.

Com a formalização do acordo, o Butantan submeterá a proposta de ensaio clínico à aprovação dos comitês de ética e pesquisa. Após o aval, a testagem poderá ser iniciada em julho, sob coordenação do Instituto.

Se a vacina for aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China como no Brasil para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde). Os passos seguintes são o registro do produto pela Anvisa e fornecimento da vacina em todo o Brasil.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de São Paulo concluiu o trabalho de instalação de 100 lavatórios para a higienização das mãos em 69 comunidades com população em situação de vulnerabilidade na Capital.

Os pontos de instalação foram definidos de acordo com um mapeamento e levantamento de diversas comunidades da cidade, considerando aspectos de vulnerabilidade social e fluxo de pessoas.

Os 100 lavatórios foram doados por uma empresa social. Cada pia instalada conta com dispensador de sabão líquido para a população. O produto, que ficará com as lideranças comunitárias, está sendo reabastecido de acordo com a necessidade.

A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA

Na última quarta-feira (10/6), a Câmara Municipal de São Paulo retomou os trabalhos das Sessões Ordinárias, como parte do plano para o retorno das atividades da Casa após a flexibilização das regras da quarentena na Capital paulista.

Vereadores registraram presença fisicamente no Plenário 1° de Maio e também de forma remota. Para manter o distanciamento social, os discursos foram feitos presencialmente e também por videoconferência.

Entre os temas discutidos na sessão, os parlamentares abordaram a possibilidade de prorrogação do prazo da Lei de Regularização Imobiliária, em vigor na capital paulista desde primeiro de janeiro deste ano; o adiamento da votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), prevista para 30 de junho; e a retomada das atividades econômicas em São Paulo.

AÇÕES E ATITUDES

A Fundação Procon-SP registrou, desde o início da pandemia do novo coronavírus, mais de 17 mil atendimentos por consumidores com problemas ou dúvidas relacionados à doença. O dado revela um aumento de 1.390% em relação ao dia 13 de março, quando o órgão somava 1.150 atendimentos.

Das consultas registradas, 6.743 são reclamações, ou seja, conflitos com fornecedores; 6.392 são denúncias de preços abusivos e outros assuntos, feitas via redes sociais; e 4.037 são pedidos de orientação.

Além do papel de orientar, fiscalizar denúncias, receber reclamações e viabilizar acordos entre consumidor e fornecedor, o Procon-SP disponibilizou um hotsite sobre o novo coronavírus com informações específicas sobre o tema, realiza reuniões com fornecedores de diversos setores e aplica multas aos estabelecimentos que infringem a legislação.

O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao novo coronavírus que considere abusivo deve registrar reclamação junto ao órgão estadual. O fornecedor será multado caso a infração seja constatada.

Os canais de atendimento à distância ou denúncia do Procon-SP são o site www.procon.sp.gov.br, o aplicativo de celular (disponível para Android e IOS) ou as redes sociais – marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Voltar ao Blog