Capital paulista totaliza 363,7 mil recuperados da Covid-19
De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), nesta terça-feira (1/9) a capital paulista registra um total de 11.448 vítimas da Covid-19.
Há, ainda, 298.698 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Até o momento, 363.703 pessoas receberam alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.
Abaixo os dados detalhados desta terça-feira:
Em relação ao sistema de saúde pública paulistano, nesta terça-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na Grande São Paulo é de 51,4%.
Na última segunda-feira (31/8), o isolamento social na cidade de São Paulo foi de 43%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.
A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.
A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA
Em reunião nesta terça-feira (1/9), o Comitê Emergencial de crise na Educação, vinculado à Comissão de Educação, Cultura e Esportes, reforçou mais uma vez o posicionamento da maioria das entidades do setor, contrário ao retorno presencial das aulas ainda este ano.
Representantes de entidades de classe da área da educação presentes à reunião ainda cobraram mais diálogo com a Secretaria Municipal de Educação sobre o planejamento da volta às aulas na cidade de São Paulo.
O Comitê Emergencial de crise na Educação foi criado para dialogar com os profissionais de educação, estudantes, entidades representativas e conselhos municipais sobre questões relacionadas ao tema durante o período de pandemia.
A Comissão de Educação, Cultura e Esportes é responsável em analisar o sistema municipal de ensino, os serviços, os equipamentos, além de avaliar os programas culturais, educacionais, esportivos, recreativos e de lazer voltados à comunidade.
AÇÕES E ATITUDES
Cinco novas instituições aderiram ao COVID-19 Data Sharing/BR, primeiro repositório de acesso aberto do país com dados demográficos e de exames clínicos e laboratoriais anonimizados de pacientes que fizeram testes para Covid-19.
Lançada em junho por iniciativa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), a iniciativa tem o objetivo de subsidiar pesquisas científicas sobre a doença nas mais diversas áreas de conhecimento.
Até o momento, a plataforma abrigava informações de pacientes, dados de desfecho e exames clínicos e laboratoriais realizados em todo o país pelo Grupo Fleury, e na cidade de São Paulo, pelos hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein.
Agora, o repositório também disponibilizará os mesmos tipos de informações fornecidas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, Instituto Pensi de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil – vinculado ao Hospital Infantil Sabará – e Real Hospital Português de Beneficência, em Recife (PE).