Blog Coronavírus

Capital soma nesta quinta 11,9 mil mortes, 310,4 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 10/09/2020

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, nesta quinta-feira (10/9) a capital paulista registra um total de 11.920 vítimas da Covid-19.

Há, ainda, 310.489 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 370.687 casos suspeitos sob monitoramento das autoridades sanitárias da cidade.

Além disso, até o momento, 396.046 pessoas receberam alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.

Abaixo os dados detalhados desta quinta-feira:

Crédito: Prefeitura de SP

Em relação ao sistema de saúde público paulista, nesta quinta-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na Grande São Paulo é de 52,4%.

Na última quarta-feira (9/9), o isolamento social na cidade de São Paulo foi de 42%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a previsão é que a vacina chinesa contra o novo coronavírus esteja no calendário de vacinação nacional no início de janeiro de 2021.

Desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, na capital paulista, a vacina está em fase de testes clínicos no Brasil. De acordo com informações da pasta, o cronograma de testes está sendo respeitado e a expectativa é a de que os resultados sejam enviados para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final de outubro.

Caso seja aprovada pela Anvisa, a expectativa é que em dezembro já estejam disponíveis 46 milhões de doses do imunizante para iniciar a vacinação no início de janeiro, podendo chegar a 100 milhões de doses em junho de 2021.

Os testes clínicos visam comprovar que a vacina é segura, que produz anticorpos e que é capaz de proteger contra o vírus. O Instituto Butantan, de São Paulo, tem um acordo de cooperação com a farmacêutica chinesa Sinovac, que produz a vacina, e é um dos 12 centros que vão coordenar os testes da imunização no Brasil.

A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA

Diante da nova realidade com a pandemia da Covid-19, a entrega da 15ª edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal será com restrições, e acontece na próxima sexta-feira (18/9), a partir das 19h30.

O evento só contará com a presença física dos professores responsáveis pelos projetos inscritos e será transmitido ao vivo no canal da TV Câmara (digital 8.3) e nos canais digitais oficiais da Câmara (Facebook, Instagram e YouTube).

A premiação reconhece projetos desenvolvidos por educadores nas escolas públicas do município de São Paulo, que visam ao aprimoramento da qualidade do ensino público.

A edição de 2020 do prêmio já é histórica pois, neste ano, houve recorde de inscrições com 167 projetos que passaram pela avaliação de uma Comissão Julgadora, composta pelas seguintes entidades: CENPEC, Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, Conselho Municipal de Educação, Instituto Paulo Freire, SINPEEM, SINESP, SME e UMES.

A avaliação aconteceu segundo critérios que levam em consideração a promoção de aprendizagens diversificadas, participação efetiva da comunidade, inovação e criatividade, alcance de objetivos, alinhamento aos princípios de Paulo Freire e forma e conteúdo do projeto.

O prêmio é dividido em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II/Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, com três premiados em cada uma delas. Neste ano, houve duas ocasiões de empate entre projetos avaliados. No total, serão premiados, portanto, 14 inscritos. A ordem de classificação (1º, 2º e 3º) só será conhecida durante a cerimônia de entrega da premiação.

Voltar ao Blog