Blog Coronavírus

Covid-19 e Gripe: entenda as diferenças sobre público-alvo e calendários

Por Iara Silva | 17/05/2021

As atenções no Brasil estão voltadas para a campanha de vacinação contra a Covid-19, que acontece em ritmo lento. Em paralelo, outra campanha vacinal muito importante é realizada no país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que está prevista para acontecer até 9 de julho.

Com as duas campanhas ocorrendo de forma simultânea, muitas dúvidas podem surgir sobre o calendário, grupos prioritários e recomendações médicas. Entenda as diferenças entre as ações de imunização.

Covid-19

Na cidade de São Paulo, a vacinação contra a Covid-19 começou em 17 de janeiro e até o momento já foi disponibilizada para trabalhadores da área da saúde, indígenas, quilombolas, profissionais de segurança pública, pessoas acima de 60 anos, profissionais da educação a partir de 47 anos, pessoas com síndrome de Down (de 18 a 59 anos), pacientes renais em diálise (de 18 a 59 anos), transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos), metroviários e ferroviários, grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos), pessoas com comorbidades (de 55 a 59 anos) e pessoas com deficiência permanente (de 55 a 59 anos).

As próximas fases anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo são:

14 de maio: pessoas com Deficiência Permanente (BPC) e pessoas com comorbidades (50 a 54 anos).

17 de maio: grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos).

18 de maio: motoristas e cobradores de ônibus.

21 de maio: pessoas com comorbidades (45 a 49 anos) e pessoas com deficiência permanente (BPC) (45 a 49 anos).

Gripe

Iniciada em 12 de abril, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza – o vírus da gripe – está dividida em três fases este ano. Na primeira, encerrada no dia 10 de maio, o público-alvo foi composto por trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, puérperas e crianças de seis meses até cinco anos.

A segunda fase, que começou no dia 11 de maio e vai até 8 de junho, tem vacinas destinadas para idosos acima de 60 anos e professores.

Já na terceira e última etapa, de 9 de junho a 9 de julho, será a vez de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores do transporte coletivo, profissionais das forças armadas, população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Intervalo entre vacinas

A recomendação do Ministério da Saúde para quem faz parte dos grupos prioritários para as duas campanhas é priorizar a vacina contra a Covid-19 e respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe.

Voltar ao Blog