Covid-19: Pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus
Pesquisadores de todo mundo buscam respostas e a cura para o novo coronavírus. Existem evidências de que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 podem transmitir a doença sem que apresentem os sintomas, o que são chamados de casos assintomáticos. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a transmissão de uma pessoa assintomática é rara, já que estatisticamente, o modo de contágio mais comum é por meio de pacientes que apresentam os sintomas, como febre, tosse seca e ausência de olfato.
Segundo o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, a grande maioria das infecções por coronavírus é transmitida por pessoas com sintomas, mas é importante descobrir como o vírus tem sido disseminado por assintomáticos. A organização ressalta que o período típico de incubação, tempo entre a contração do vírus e a manifestação dos sintomas, é de 10 a 14 dias. Isso significa que pacientes podem ser contagiosos sem saber.
De acordo com especialistas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) é possível a transmissão do vírus por uma pessoa que não apresente sintomas. Durante o período de incubação, o vírus tem capacidade de transmissão. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de sete dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do novo coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Ou seja, a doença pode ser transmitida mesmo em casos assintomáticos ou antes que a pessoa comece a apresentar sintomas mais claros.
Para os cientistas, a maioria das pessoas infectadas experimenta uma doença leve e se recupera, mas pode ser mais grave para outras pessoas. Por isso, a importância de se manter informado sobre as últimas descobertas sobre a Covid-19.
Enquanto não for desenvolvida uma vacina para barrar a disseminação do vírus, proteja-se e siga as seguintes orientações:
Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para matar vírus que podem estar nas suas mãos.
Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da Covid-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.
Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e Covid-19.
Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local, porque elas sempre terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.
Os viajantes que retornam das áreas afetadas devem monitorar seus sintomas por 14 dias e seguir os protocolos nacionais dos países receptores e se ocorrerem sintomas, devem entrar em contato com um médico e informar sobre o histórico de viagem.
Fontes: OMS, FIOCRUZ e Agência Brasil