Covid-19: Qual vacina tomar na 3ª dose?
A cidade de São Paulo começou, na última quinta-feira (18/11), a aplicação de doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em todos os munícipes acima de 18 anos que tenham tomado, há pelo menos cinco meses, a segunda dose dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.
De acordo com a Prefeitura, as pessoas que receberam o imunizante Janssen devem aguardar orientação técnica do Ministério da Saúde e do Programa Estadual de Imunizações, que definirão o uso ou não da dose adicional.
Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a terceira dose será menor. Nestes casos, quem tomou a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias já pode se vacinar novamente.
A dose adicional foi apresentada como uma solução para a redução dos anticorpos que garantem a proteção contra a Covid-19, o que foi identificado por estudos e dados de diversos países.
Em um comunicado recente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) admitiu que independente do tipo de vacina, a imunidade tende a cair com o passar do tempo. “A Anvisa reconhece e estimula os movimentos que visam a ampliação da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Os dados disponíveis até aqui sugerem diminuição da imunidade em algumas populações, ainda que totalmente vacinadas. A disponibilidade de doses de reforço é um mecanismo importante para assegurar a proteção contínua contra a doença”, diz o documento divulgado.
Imunização cruzada
A aplicação de doses distintas de vacinas tem sido uma estratégia utilizada em muitos lugares para contornar a falta de imunizantes, reduzir o tempo entre as doses ou garantir mais proteção para quem já foi anteriormente vacinado. A prática é comprovadamente segura, eficiente e será adotada para aplicação da dose adicional na cidade de São Paulo.
Aqueles que receberam a Coronavac, poderão receber o reforço com doses da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. Quem tomou a Pfizer, receberá doses da AstraZeneca ou Janssen. Já para quem foi imunizado com a AstraZeneca, a dose adicional será feita com Pfizer.
Postos de vacinação
A vacinação está acontecendo em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Mega postos, postos drive-thru e postos volantes. A Prefeitura recomenda que a população acompanhe os horários de funcionamento, a movimentação dos postos e a disponibilidade de doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila.
Para tomar a dose adicional é preciso apresentar:
– Documento de Identificação;
– Comprovante de vacinação físico ou digital;
– Comprovante de endereço de São Paulo, quando as doses anteriores não foram recebidas no município.