Dúvidas: Preciso tomar algum cuidado ao usar o elevador durante a pandemia?
Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, muito se fala sobre locais com alto potencial de transmissão da Covid-19. Neste caso, é importante lembrar que os elevadores, tão utilizados em prédios residenciais e comerciais, estão entre os ambientes considerados com grande potencial de contaminação por conta da aglomeração de pessoas.
Mesmo que pareça inofensivo pegar o elevador rapidamente, basta um espirro ou mesmo uma mão mal lavada clicando um dos botões do elevador para o vírus aumentar o número de vítimas. Dessa forma, assim como nos demais ambientes, o uso de elevadores também exige muito cuidado e atenção.
Para auxiliar os usuários de elevadores, a Abeel (Associação Brasileira das Empresas de Elevadores) preparou uma cartilha com várias dicas e orientações, até porque, de acordo com a entidade, há cerca de 400 mil elevadores em todo o Brasil.
A primeira dica é evitar utilizar o elevador quando estiver cheio. A recomendação é esperar a próxima viagem. Caso precise descer apenas dois andares ou subir um único pavimento, opte pelas escadas. Busque sempre evitar o elevador.
Outra dica é acionar o botão de chamada de pavimento e o botão de cabina com o auxílio de um lenço de papel descartável, uma medida imprescindível, especialmente se não for possível levar as mãos em seguida. Além disso, evite encostar nas paredes da cabina.
A cartilha da Abeel com todas as orientações está disponível neste link. O Ministério da Saúde também elaborou uma cartilha com recomendações para o uso de elevadores, que você confere abaixo: