Entenda como funciona o “Filômetro” da vacina na capital
A Prefeitura de São Paulo anunciou, na última terça-feira (15/6), a criação de uma ferramenta para evitar as filas em postos de vacinação contra a Covid-19. A plataforma “De Olho na Fila”, chamada também de “Filômetro”, apresenta a situação de espera em todos os postos da cidade. A ferramenta se une a uma série de instrumentos lançados pelo Poder Público no período de pandemia, como os painéis interativos disponíveis no site da Prefeitura e o Vacinômetro do Governo do Estado.
Para quem faz parte do grupo de vacinação neste momento, o “Filômetro” pode indicar o melhor local e momento, além de espalhar o público-alvo, evitando aglomerações e longas esperas. A classificação é atualizada a cada duas horas.
No momento, o “Filômetro” já pode ser usado pelo público com mais de 50 anos, alvo da campanha nesta fase do cronograma, mas a Prefeitura já anunciou que a ferramenta estará disponível ao longo de todo o processo de vacinação de pessoas com mais de 18 anos, o que está previsto para acontecer até o mês de setembro.
Como consultar o “Filômetro”
Para fazer a consulta on-line, o primeiro passo é acessar o site: www.deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br. Em seguida, deve-se escolher uma das opções entre: Posto Volante, Drive-thru, Mega posto, Centro, Leste, Norte, Oeste e Sul. Depois de clicar na escolhida, é apresentada uma lista com endereços, situação das filas (de “sem fila” a “fila grande”) e horário da última atualização.