Blog Coronavírus

Governo de SP anuncia vacinação contra Covid-19 para idosos de 60 a 64 anos

Por Kamila Marinho | 14/04/2021

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (14/4), o Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra Covid-19 para novas faixas etárias. O cronograma definido vai atender pessoas entre 60 e 64 anos.

Cronograma da vacinação

O grupo totaliza 2,24 milhões de pessoas. Serão 840 mil com 63 e 64 anos, que poderão receber a primeira dose a partir do dia 29 de abril. As demais 1,4 milhão de pessoas, de 60 a 62 anos, com cronograma a partir de 6 de maio.

As doses ministradas serão da Coronavac, do Instituto Butantan, e também da Astrazeneca, produzida pela Fiocruz. “Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan”, explicou o governador João Doria (PSDB).

Doses aplicadas

Atualmente, as doses estão sendo aplicadas nos idosos com 67 anos. A partir da próxima semana será a vez dos que têm 65 e 66 anos, totalizando mais 760 mil pessoas. Também em abril, o cronograma passou a incluir os idosos de 68 anos, profissionais da ativa das forças de segurança e trabalhadores da educação de escolas públicas e privadas a partir de 47 anos.

Vacinômetro

Até o início da tarde desta quarta-feira, o Estado de São Paulo já havia efetuado 8.262.320 doses aplicadas, somando 5.787.906 de primeira dose e 2.474.414 da segunda, número que equivale ao total de pessoas que já completaram o esquema vacinal, incluindo os mais de 167,8 mil trabalhadores da educação e 149,8 mil de segurança que receberam doses até o dia 13.

Pré-cadastro

Todas as pessoas que integram os públicos da campanha podem acessar o site Vacina Já para confirmar o pré-cadastro. O pré-cadastro não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais da saúde, de acordo com o governo estadual.

Fiscalização

Criado há um mês (12/3), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Comitê de Blitze tem como objetivo reforçar as fiscalizações e o cumprimento das medidas restritivas do Plano São Paulo para evitar a propagação do coronavírus.

As ações da Guarda Civil Metropolitana da capital resultaram em 3.018 fiscalizações ou vistorias, com 271 pessoas autuadas. De acordo com informações repassadas durante a coletiva, as ações do Comitê de Blitze foram ampliadas pela força-tarefa entre Estado e municípios.

Qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-771-3541, no site procon.sp.gov.br ou pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br , do Centro da Vigilância Sanitária.

MAIS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

De acordo com o boletim desta quarta-feira (14/4), publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital totalizava 24.777 vítimas da Covid-19.

Já são 771.254 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 1.154.197 pessoas receberam alta após passarem pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Crédito: Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde, nesta quarta-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na Grande São Paulo é de 84,9%.

Já o índice de isolamento social na cidade de São Paulo na última terça (13/4) é de 42%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de São Paulo informa que os postos drive-thru e farmácias que estão participando da campanha de vacinação contra a Covid-19 ficarão fechados temporariamente a partir desta quarta-feira (14/4). As atividades serão retomadas quando as vacinas para a próxima faixa etária estiverem disponíveis.

Segundo a administração municipal, entre segunda e terça-feira, houve uma queda de 50% da procura por vacinas nos postos que funcionam neste sistema.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) continuam aplicando normalmente as vacinas, assim como os SAE (Serviços de Assistência Especializada) e os Centros de Saúde. Os pacientes também podem procurar uma das AMA/UBS Integradas, que atendem inclusive aos sábados, das 7h às 19h.

*Ouça abaixo a versão podcast do boletim Coronavírus

1ª edição

2ª edição

Voltar ao Blog