Mais de 400 mil adolescentes devem ser vacinados nos próximos dias na capital; confira o calendário
A Prefeitura de São Paulo anunciou, na última sexta-feira (27/8), que mais de 14 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas e, segundo o Governo do Estado de São Paulo, 79,3% dos paulistanos já receberam ao menos a primeira dose do imunizante. Os números devem subir ainda mais, já que a Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta segunda-feira (30/8) a vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades.
A expectativa é vacinar 411.662 jovens nesta faixa etária até 06 de setembro, quando a campanha será amplamente aberta para adolescentes de 12 a 14 anos. Atualmente, jovens com menos de 15 anos já podem fazer inscrição em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para tomar doses remanescentes no esquema conhecido como “xepa da vacina”.
Para receber a vacina, os adolescentes devem estar acompanhados de um responsável legal. Todo este público receberá o imunizante da Pfizer, que é o único liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a aplicação em menores de 18 anos.
Documentação necessária
Além do comprovante de endereço, também é obrigatório apresentar documentos de identificação, preferencialmente CPF e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
A apresentação dos documentos não exclui a recomendação do pré-cadastro no site Vacina Já, que quando feito com antecedência agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação.
2ª dose
Munícipes com mais de 18 anos elegíveis à segunda dose da vacina também podem aproveitar a oportunidade para completar o esquema vacinal procurando o posto de vacinação mais próximo com a documentação obrigatória.
Locais de vacinação
A vacinação na cidade de São Paulo está acontecendo das 7h às 19h nas 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 82 AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, e das 8h às 17h em mega postos com acesso a pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras.
O site De Olho na Fila traz a lista completa dos locais de vacinação com a movimentação atualizada de cada lugar. Além disso, é possível saber quais imunizantes estão disponíveis nas unidades para aplicação da segunda dose.