Ministério da Saúde libera 3ª dose contra Covid-19 para maiores de 18 anos e reduz intervalo de reforço do imunizante
Segunda dose para a vacina da Janssen também foi confirmada; em SP dose extra para trabalhadores da educação começa a ser aplicada hoje
O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta terça-feira, 16/11, a antecipação da terceira dose da vacina contra Covid-19 e a liberação do reforço para maiores de 18 anos. O calendário de vacinação será divulgado pelos Estados e municípios e o cronograma deverá respeitar o intervalo do primeiro ciclo, que passa de seis para cinco meses.
Até o momento, era recomendado que apenas idosos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas recebessem a dose extra. Na cidade de São Paulo, a vacinação de reforço de professores e profissionais da educação municipal, estadual e particular, com idades entre 40 e 59 anos, começa nesta terça-feira (16/11).
Janssen
A pasta também anunciou a segunda dose para a vacina da Janssen. A decisão se baseia nos resultados do estudo da Universidade de Oxford que concluíram que o esquema heterólogo (com imunizantes de laboratórios diferentes) aumenta a resposta imune.
Quem recebeu a dose única da Janssen agora deverá retornar após dois meses da aplicação para completar o esquema vacinal. A terceira dose será aplicada somente após cinco meses e deverá ser preferencialmente com uma vacina diferente.
Para mais conteúdos como este, acesse o hotsite Coronavírus.
Fontes: Ministério da Saúde e Agência Brasil