Blog Coronavírus

Números oficiais mostram queda de mortes e internações por Covid-19 em todo o Estado de São Paulo

Por Daniel Monteiro | 11/09/2020

Anunciada nesta sexta-feira (11/9), a atualização do Plano São Paulo de enfrentamento ao novo coronavírus e retomada econômica mostra que, na média, os números oficiais sobre a pandemia vem regredindo de forma consistente em todo o território paulista.

Segundo o Governo do Estado, São Paulo registra declínio de mortes por Covid-19 há cinco semanas consecutivas, enquanto as internações de pacientes com o novo coronavírus estão em queda há oito semanas.

Na atualização desta semana, a variação de novos casos na média estadual foi 31% menor em relação à medição anterior. As novas internações caíram 10% em comparação à semana passada e o número de óbitos foi 20% menor.

Seguindo os índices, a capacidade de atendimento hospitalar a pacientes graves com Covid-19 também é considerada confortável: a média atual de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 52,5 %.

Além disso, foi informado que todas as regiões do Estado, incluindo a capital paulista, estão na fase amarela, que permite atendimento presencial em bares, restaurantes, salões de beleza, academias, shoppings, comércios de rua, escritórios em geral e concessionárias. Na última atualização, 95% do Estado estava nesta fase.

Outro anúncio feito nesta sexta-feira é de que a reclassificação para progressões de fase passará a ser mensal, com nova revisão prevista para ser anunciada no dia 9 de outubro. A mudança no monitoramento, que passará a ser estendido para um período mínimo de 28 dias, se deve a estabilidade do avanço da pandemia em todas as regiões paulistas.

Segundo o Governo do Estado, o acompanhamento dos indicadores nas próximas quatro semanas visa garantir mais segurança na possível migração de regiões para a fase verde a partir do início de outubro.

A 13ª classificação do Plano São Paulo, com os índices atualizados de evolução da pandemia e capacidade hospitalar em cada região, está disponível em neste link.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), nesta sexta-feira (11/9) a capital paulista registra um total de 11.981 vítimas da Covid-19.

Há, ainda, 312.089 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 373.125 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 396.138 pessoas receberam alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.

Abaixo os dados detalhados desta sexta-feira:

Crédito: Prefeitura de SP

Em relação ao sistema de saúde pública paulistano, nesta sexta-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na Grande São Paulo é de 52,5%.

Na última quinta-feira (10/9), o isolamento social na cidade de São Paulo foi de 42%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA

Na próxima segunda-feira (14/9) a Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo realiza Audiência Pública semipresencial para discutir os protocolos necessários para a reabertura das escolas da rede de ensino privado na capital paulista.

O requerimento para realização do debate foi aprovado em reunião semipresencial do colegiado na última quarta-feira (9/9). Foram convidados os secretários municipais da Educação, Bruno Caetano, e o de Saúde, Edson Aparecido.

A audiência terá transmissão ao vivo pelo link Auditórios Online no Portal, redes sociais do Legislativo e no canal do YouTube da Câmara Municipal de São Paulo. Para participar, basta inscrever-se clicando aqui.

AÇÕES E ATITUDES

Uma iniciativa do LAbI (O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) convida pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil, que estão desenvolvendo pesquisas relacionadas à pandemia, a divulgar seus trabalhos na nova série de vídeos “Ciência contra a COVID-19”.

O objetivo do projeto é apresentar de forma acessível a todos os públicos como a ciência brasileira tem trabalhado em diversas áreas do conhecimento para encontrar soluções para o enfrentamento da pandemia.

Cada episódio da série será composto de um vídeo sobre a pesquisa com duração entre três e cinco minutos, apresentado pelo pesquisador. Podem participar professores, pesquisadores e pós-graduandos.

Os interessados devem entrar em contato com a equipe de produção do LAbI da UFSCar pelo e-mail producao.labi@gmail.com para informações sobre a gravação, divulgação e demais esclarecimentos.

Voltar ao Blog