Blog Coronavírus

O que é lockdown e porque ele pode ser efetivo no combate ao novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 07/05/2020

Nos últimos dias, com o avanço da pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, alguns estados e municípios têm reavaliado as atuais regras de distanciamento social e cogitado aumentar a restrição à circulação dos cidadãos, decretando o chamado lockdown.

A medida, inclusive, já está em vigência em alguns municípios do Pará, Maranhão, Ceará e em bairros da cidade do Rio de Janeiro e foi recomendada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para todo o estado carioca.

Mas o que é o lockdown e qual sua diferença para as outras medidas adotadas atualmente?

LOCKDOWN

Segundo o Ministério da Saúde, lockdown é o bloqueio total de uma região imposto pelo Estado ou pela Justiça. É considerada a medida mais rígida adotada em situações extremas ou de grave ameaça ao SUS (Sistema de Saúde), como uma pandemia.

Durante o lockdown, a circulação de pessoas em áreas públicas fica restrita à situações emergenciais, com o confinamento da população. Além disso, todas as entradas do perímetro isolado são bloqueadas por profissionais de segurança e ninguém tem permissão de entrar ou sair do local. Muitas vezes, inclusive, pode haver toque de recolher.

O objetivo do lockdown, além de impedir o trânsito desnecessário de pessoas, é interromper completamente, por um curto período de tempo, qualquer atividade considerada não essencial e, assim, diminuir a possibilidade de propagação de uma doença – no caso, o novo coronavírus.

Apesar do alto custo econômico, a medida é considerada eficaz, pois auxilia na redução da curva de crescimento de novos casos e aumenta o tempo de reorganização do sistema de saúde local, uma vez que evita a aceleração descontrolada de infecções e óbitos.

LOCKDOWN X QUARENTENA

Assim como o lockdown, as medidas de isolamento social em vigor atualmente, como a quarentena, buscam evitar o contato entre as pessoas e evitar a propagação do novo coronavírus na sociedade.

A diferença é que, enquanto o isolamento social é opcional e as pessoas podem circular normalmente, o lockdown é uma imposição do Estado e pode ter consequências legais caso descumprido.

Fonte: Boletim epidemiológico 07 – Sec. De Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde)

Voltar ao Blog