Blog Coronavírus

Os benefícios da máscara Pff2 ou N95

Por Iara Silva | 16/04/2021

Há mais ou menos um ano, as máscaras tornaram-se item essencial em todo mundo. Como alternativa para a falta do modelo cirúrgico no mercado, as máscaras caseiras, feitas com tecido comum, logo se popularizaram e ganharam diferentes modelos e estampas.

Embora recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) prioritariamente para profissionais da saúde, as máscaras Pff2 ou N95 têm ganhado as ruas nos últimos meses. Isso porque a indústria conseguiu se adaptar à demanda e tem produzido um volume muito maior deste modelo, que é apresentado como mais eficaz para filtrar as partículas do vírus.

Além do material em que é produzida, o diferencial da Pff2 é a forma como fica ajustada ao rosto, impedindo que o vírus se espalhe pelo ar para o caso de pessoas infectadas ou que entre em contato com as vias aéreas de quem não está doente. Vale lembrar que a proteção só vale quando falamos do uso correto da máscara cobrindo boca e nariz.

Pff2 ou N95

Mesmo com nomes diferentes, as máscaras são do mesmo padrão e oferecem igual nível de proteção. Na hora de comprar, a atenção deve estar voltada para não confundir com um outro modelo chamado KN95, que oferece menos eficácia e não é recomendado pela Anvisa, ou com modelos que possuem respiradores ou válvulas externas.

Duração

Outra vantagem da máscara N95 é o fato de que ela pode ser reaproveitada. Para isso, basta deixar em local arejado, longe do sol ou da água depois do uso. Também não é necessário lavar ou passar álcool. O descarte deve ser feito quando a máscara fica com aspecto de velha ou quando rasga em alguma parte.

Outra dica é ter uma máscara para cada dia da semana. Assim não é preciso repetir antes do “tempo de descanso”.

Outros cuidados

O uso da N95 não dispensa outros cuidados que já estamos acostumados, como a lavagem regular das mãos, o uso de álcool em gel e o distanciamento.

Além disso, para quem faz parte do grupo prioritário, a vacinação é comprovadamente a maneira mais eficaz para prevenir o coronavírus.

Voltar ao Blog