Pelo segundo dia, Brasil tem mais de 400 mortes por Covid-19
O Brasil registrou nesta quarta-feira (29/4), pelo segundo dia consecutivo, mais de 400 mortes causadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) em 24 horas. Em atualização divulgada pelo Ministério da Saúde, o país soma agora 5.466 mortes óbitos e 78.162 infecções causadas pela doença.
Epicentro da pandemia, o Estado de São Paulo registrou aumento nos casos de Covid-19 e agora contabiliza 26.158 pessoas infectadas e 2.247 mortes decorrentes do novo coronavírus.
Além disso, o Sistema de Monitoramento Inteligente do governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 48% na última terça-feira (28/4).
O isolamento social é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para diminuir a propagação do novo coronavírus na população.
MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS
O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira a compra de 3 mil respiradores para reforçar a estrutura do SUS no atendimento ao crescente número de pacientes com os sintomas mais graves de Covid-19.
A aquisição, feita em caráter emergencial, permitirá a ampliação de aproximadamente 50% do número de ventiladores mecânicos já existentes no SUS de São Paulo. Até agora, estão disponíveis 6,3 mil equipamentos do tipo, conforme registros no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde.
A previsão é que primeiros 500 respiradores cheguem a São Paulo no fim desta semana e devam ser instalados no complexo do Hospital das Clínicas e outras unidades de referência em Covid-19 da capital. Até o fim de maio, a previsão é de que 500 unidades sejam entregues semanalmente para que hospitais de todas as regiões do estado ganhem reforço.
ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO
Também foi anunciado, nesta quarta-feira, que o uso de máscaras de proteção passará a ser obrigatório para passageiros do Metrô, da CPTM, dos ônibus intermunicipais da EMTU nas regiões metropolitanas da cidade de São Paulo.
A obrigatoriedade será válida, ainda, para os ônibus rodoviários fiscalizados pela Artesp e para táxis e aplicativos. Nesse caso, a especificação do será feita pelas prefeituras municipais do Estado.
O decreto com as regras será publicado amanhã no Diário Oficial e a medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (4/5).
Caberá às empresas e aos prestadores de serviços fiscalizar e não permitir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras no interior das estações, dos vagões e dos ônibus.
AÇÕES E ATITUDES
Unidades do Centro Paula Souza em diversas regiões do Estado estão organizando ações solidárias para ajudar e enfrentar a crise do coronavírus. As iniciativas ocorrem em várias frentes, de acordo com os cursos e especialidades de cada uma delas.
No total, Etecs e Fatecs de todo o estado já produziram mais de 1,5 tonelada de álcool em gel e 120 litros de material de limpeza para hospitais, casas de repouso e entidades sociais. Estão sendo produzidos mais 800 quilos de álcool e 150 litros de sabão líquido para serem doados nos próximos dias.