Quanto tempo após tomar vacina contra a Covid-19 é preciso para estar imunizado?
Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, surgem dúvidas sobre os períodos em que o organismo leva para de fato desenvolver anticorpos que combatem o vírus.
Chamado por especialistas de “janela de imunização”, os intervalos entre uma dose e outra e o tempo após as duas aplicações devem ser tratados com atenção e cautela para exposições desnecessárias.
Para entender como funciona este período quando nosso corpo ainda está recebendo os efeitos da vacina, primeiro é importante lembrar que a maior parte das vacinas distribuídas no Brasil atua com duas doses. Sendo assim, quem toma apenas uma dose não pode ser considerado em nenhuma hipótese imunizado. Esta informação é atestada pelo biólogo e doutor em virologia Atila Iamarino, como ilustrado nesta publicação.
De acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), após a aplicação da segunda dose, o intervalo de tempo para que o organismo dê uma resposta imunológica protetora gira em torno de 10 a 20 dias, a depender da vacina tomada.
A OMS recomenda ainda que as precauções contra a transmissão da Covid-19 sejam mantidas mesmo por quem já estiver vacinado até que mais estudos sobre as variantes sejam elaborados ou até que tenhamos a maior parte da população vacinada, para que assim o vírus pare de circular no país.
Como no Brasil apenas cerca de 11% da população recebeu a segunda dose da vacina, vale manter a indicação de higienização das mãos, distanciamento físico e uso de máscara, mesmo para quem já está vacinado.