Como é feito o diagnóstico da Covid-19?

Existem dois tipos de exame. O RT-PCR é o que tem maior precisão. Nele é feito uma coleta de secreção no nariz e na garganta do paciente. Esse material, posteriormente, é levado para uma minuciosa análise laboratorial. Se não houver grande demanda, o processo leva oito horas.

Também feitos a partir da secreção nasal, de garganta ou sangue os chamados testes rápidos ficam prontos entre 10 e 30 minutos. Apesar da agilidade, não são tão confiáveis.Isso porque, diferente do RT-PCR, os testes rápidos medem a quantidade de dois anticorpos (o IgM e o IgG) que o organismo produz quando entra em contato com um invasor. O IgM é produzido na fase aguda da infecção. Já o IgG pode surgir só mais tarde. Para que o resultado seja positivo, é necessário que haja uma quantidade mínima dessas moléculas circulando pelo organismo. Dessa maneira, em alguns casos, o teste rápido pode não detectar a presença do Covid-19.

Acesso à informação

É importante que você acompanhe e esclareça suas dúvidas sobre o Covid-19 em sites confiáveis. Evitando as “fake news” e o pânico causado por elas.

Use sempre como fonte de informação os sites do Ministério da Saúde, do Governo de São Paulo e da Prefeitura Municipal.

No Portal da Câmara Municipal você acompanha tudo o que o Legislativo Paulistano tem feito no enfrentamento da doença.

Todas as dúvidas