O que fazer ao apresentar sintomas?

COVID-19 – QUANDO PROCURAR AJUDA MÉDICA

O diagnóstico precoce é um fator determinante para combater o novo coronavírus. A recomendação do Ministério da Saúde é que, em caso de sintomas compatíveis com a doença, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, o indivíduo evite o contato físico com familiares (principalmente idosos e doentes crônicos) e procure imediatamente os postos de triagem em Unidades Básicas de Saúde, UPAS ou outras unidades de atendimento.

Quanto antes o diagnóstico correto for realizado, maiores serão as chances de sucesso no tratamento.

REDE DE ATENDIMENTO EM SP

A rede de saúde do Estado de São Paulo está organizada e preparada para receber os casos. Caso tenha sintomas da doença, a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo da residência.

Cabe ao médico dessa unidade avaliar o paciente e determinar se será necessário o encaminhamento para um hospital de maior complexidade, que seja referência para atender os casos graves.

Na capital, os hospitais de referência da rede estadual para tratamento dos casos graves são o Hospital das Clínicas e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

REDE MUNICIPAL

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, recomenda que os pacientes que apresentarem os primeiros sintomas, como tosse, febre e coriza, procurem uma das 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de São Paulo. Para facilitar o acesso à relação de endereços, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza um Sistema de Localização de Estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do município de São Paulo.

Além disso, atualmente a gestão municipal dispõe de 1.274 leitos, sendo 701 de enfermaria e 573 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para atender a demanda dos pacientes diagnosticados com a Covid-19. O Executivo explica também que, caso necessário, mais leitos serão ativados para o tratamento de cidadãos diagnosticados com a doença.

Os leitos destinados exclusivamente para o tratamento de pacientes com Covid-19 estão habilitados nos Hospitais Municipais Ignácio Proença de Gouvêa, Tide Setubal, Brasilândia, Guarapiranga, Josanias Castanha Braga (Parelheiros) e Professora Lydia Storópoli.

Fontes:
Ministério da Saúde
Governo do Estado de São Paulo
Prefeitura de São Paulo