A Biblioteca constitui, na prática, a recepção ou porta de entrada da Secretaria de Documentação. Não por acaso, a Secretaria é comumente conhecida como “Biblioteca” pelos demais setores da Câmara Municipal. Uma vez que, historicamente, a Secretaria nasceu como biblioteca em 1907, o apelido é mais que apropriado.
Em geral, a Biblioteca é o primeiro lugar a ser procurado por quem necessita utilizar os diferentes serviços da Secretaria de Documentação. Ela atende aos vereadores, aos funcionários da Câmara e ao público em geral nas seguintes competências:
- Orientações sobre os usos das coleções e bases de dados mantidos pela Biblioteca;
- Orientações sobre os acervos e as informações oferecidas pelas três Equipes da Secretaria de Documentação e sobre a estrutura da Câmara, com os seus diferentes serviços e departamentos;
- Suporte informacional às atividades legislativa, fiscalizatória e de representação dos vereadores e de seus órgãos colegiados (comissões, comitês, grupos de trabalho, entre outros);
- Suporte informacional às atividades de apoio técnico-administrativo da Câmara;
- Serviços de recuperação e divulgação de informações, além de levantamentos de necessidades informacionais dos usuários;
- Consultas, levantamentos e pesquisas bibliográficas no seu acervo e em fontes externas à Câmara Municipal (outras bibliotecas, centros de documentação, museus, páginas da internet, etc.);
- Intercâmbios informacionais com outras instituições;
- Instruções sobre o uso de catálogos em bases de dados e sobre o uso de coleções de referência (dicionários, enciclopédias, guias, etc.);
- Empréstimo de livros para usuários inscritos na Biblioteca;
- Coleta de sugestões de aquisição de novas obras.
O acervo da Biblioteca inclui livros (principalmente das áreas de direito, história, administração pública e políticas públicas), periódicos, artigos de jornais, diários oficiais, normas técnicas, documentos em formato digital e coleções especiais (acervo Aureliano Leite, coleção São Paulo, obras raras). A Biblioteca realiza a seleção, aquisição, processamento técnico (catalogação, classificação, indexação), organização, disponibilização e manutenção de todo esse acervo.
Além de tudo isso, é também responsável pela gestão de:
- Base de dados de informações sobre os vereadores que já passaram pela Câmara;
- Assinaturas de normas técnicas;
- Aquisição de material bibliográfico para setores da Câmara.