As atividades da Comissão Vladimir Herzog continuaram na 16ª legislatura (2013-2016), com os mesmos objetivos da legislatura anterior. Constituída pela resolução 2/2013 e com a presidência do vereador Gilberto Natalini, seus trabalhos foram realizados de março de 2013 a dezembro de 2014. O relatório final dessa Comissão foi publicado em 2015, com planejamento, projeto e produção gráfica da Diretoria de Comunicação Externa.
Entre outros, a publicação inclui depoimentos do rabino Henry Sobel, do político José Serra e do filho do presidente João Goulart, João Vicente Goulart. Inclui também depoimentos de pessoas mais próximas ao regime militar, como o ministro Delfim Netto, o governador Paulo Egydio Martins e o delegado Aparecido Laerte Calandra.
Dentre os diversos assuntos abordados no relatório estão as mortes do presidente Juscelino Kubistchek e de Vladimir Herzog, o jornalista que deu nome à Comissão. A obra apresenta também o processo de devolução simbólica dos mandatos dos vereadores cassados.