DO BLOG

Publicado em 13/11/2024

Em comemoração aos 50 anos da doação do acervo pessoal de Aureliano Leite para a Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo, a Secretaria de Documentação e a Escola do Parlamento, em parceria com o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o Tribunal Regional Federal e o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, promoveram o seminário “Acervos pessoais em bibliotecas: Aureliano Leite, entre lutas e livros”.

Expositor no evento "Acervos Pessoais em Bibliotecas" com livros de autoria de Aureliano Leite

Lucas Bassi / Rede Câmara

Aureliano Leite (1886-1976) tornou-se uma grande personalidade da história política e social do Brasil no século XX. Participou ativamente dos movimentos armados de 1924, 1930 e 1932. Foi deputado federal na legislatura de 1935 a 1937 e deputado federal constituinte em 1946, além de um grande intelectual, jurista e historiador, com inúmeras obras literárias, históricas e memorialísticas. Foi também presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e membro da Academia Paulista de Letras. Contribuiu decisivamente para os estudos sobre História do Legislativo Paulistano e seu apreço pela instituição o levou a doar, em 1974, ainda em vida, seu vasto acervo bibliográfico pessoal para a biblioteca da Câmara Municipal.

O evento foi realizado na segunda-feira (4) e contou com a mediação do Secretário de Documentação, Ubirajara de Farias Prestes Filho, e as presenças, na mesa de abertura, de Cecília Andreotti Atienza, Diretora do Departamento de Documentação e Informática da Câmara Municipal de São Paulo de 1972 a 1991 — período em que a Biblioteca recebeu o acervo, Marcelo Succi, Diretor Acadêmico da Escola do Parlamento e Bernardo Pedral, bisneto de Aureliano Leite.

Mesa de abertura do evento "Acervos Pessoais em Bibliotecas"

Lucas Bassi / Rede Câmara

Houve, também, palestras com Luciana Maria Napoleone, bibliotecária do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, José D’Amico Bauab, gestor responsável pelo Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (CEMEL-TRE/SP), Dr. João Tomas do Amaral, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e Fernanda Fernandes Takitani, Técnica Legislativa da Câmara Municipal de São Paulo.

Luciana Napoleone e Fernanda Takitani no evento "Acervos Pessoais em Bibliotecas

Lucas Bassi / Rede Câmara

Ainda durante o evento, o Presidente do IHGSP outorgou a Medalha do IV Centenário da Fundação da Cidade de São Paulo ao Dr. Fernando Leite, bisneto de Aureliano Leite.

Seminário "Acervos Pessoais em Bibliotecas"

Lucas Bassi / Rede Câmara

É possível assistir ao seminário na íntegra neste vídeo:
Os 50 anos da Doação do Acervo de Aureliano Leite à Biblioteca da CMSP (1974-2024)

Fotos no Flickr da CMSP

Arquivos das apresentações:

Vídeos de divulgação do evento:

Matérias no Portal da CMSP: