Publicado em 23/02/2024
A Câmara Municipal de São Paulo sediou na quinta-feira (22/2) o evento para exibição do documentário “JK: O Reinventor do Brasil”, uma minissérie de 4 episódios em formato de podcast. Produzido pela TV Cultura e idealizado pelo diretor de redes da Fundação Padre Anchieta, Fábio Borba, o documentário busca resgatar a memória e trajetória do ex-presidente Juscelino Kubitschek, desde sua infância em Minas Gerais até sua trágica e intrigante morte.
O evento foi aberto ao público e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o vereador João Jorge (PSDB), 1º vice-presidente da Câmara de SP; José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, e Fábio Borba.
Houve também o pronunciamento do Secretário de Documentação, Ubirajara de Farias Prestes Filho, que contribuiu anteriormente com uma entrevista para o Jornal da Câmara em 21/2 ao dar mais informações sobre o relacionamento de Juscelino Kubitschek com a CMSP. Em sua fala, relembrou o título de Cidadão Paulistano dado ao ex-presidente pelos vereadores da Câmara em 1960, citando trechos do discurso de Juscelino Kubitschek na época da sessão de entrega do título. Além disso, é citada a Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, instaurada em 2013 no Legislativo paulistano. Tal comissão investigou as circunstâncias da morte de JK em 1976 e, atualmente, o relatório final pode ser consultado na Internet em formato digital e na Biblioteca em formato físico.
Confira a declaração do Secretário na íntegra no vídeo do evento, disponibilizado pela Rede Câmara: