Potenciais Educativos do Território Urbano – Módulo III – Transformar a Cidade

Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge

Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/ Elio Araujo da Silva

O Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora – em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e cooperação técnica da Associação Cidade Escola Aprendiz – apresenta a formação Potenciais Educativos do Território Urbano: Rumo à Cidade Educadora – Módulo III – Transformar a Cidade.

Módulo III – Transformar a Cidade

Objetivos: identificar e problematizar os potenciais educativos existentes nos territórios, com foco no desenvolvimento integral dos sujeitos e na efetivação da política pública que concebe a Cidade Educadora; promover experimentação sobre os potenciais educativos do território urbano por meio de encontros temáticos; promover espaços de diálogo entre os participantes, articular ações integradas; relatar experiências desenvolvidas por si ou pelas UEs que atuam; elaborar plano de trabalho que seja capaz de apontar ações para que os potenciais educativos do território possam ser desenvolvidos;

Público Alvo: Gestores Educacionais, Professores da rede municipal de São Paulo

Vagas: 100 vagas

Carga Horária: 20h

Critério para certificação: 100% de presença

Inscrições: encerradas


Programação:

Encontro 1 – Dinâmicas urbanas e novos agentes – Escola de Notícias

06 de outubro – 9h às 14h – Espaço Cultural CITA – Rua Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refúgio

Encontro 2 – Sujeitos emergentes na cidade – Casa 1

20 de outubro – 9h às 14h – Casa 1 – Rua Condessa de São Joaquim, 277, Bela Vista

Encontro 3 – Territórios negros na cidade – Crônicas Urbanas

10 de novembro – 9h às 14h – Museu da Memória do Bixiga – MUMBI – Rua dos Ingleses, 118, Bixiga

Encontro 4 – Participação social e democracia – Escola do Parlamento

24 de novembro – 9h às 14h – Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista


Participantes:

Raiana RibeiroJornalista formada pela PUC-SP com atuação nas áreas de Educação e Direitos Humanos. Atualmente, é coordenadora dos programas Centro de Referências em Educação Integral e Cidades Educadoras, iniciativas estratégicas da Cidade Escola Aprendiz para a promoção e desenvolvimento dessas agendas no Brasil.

Dayana AraújoArquiteta e Urbanista formada pela PUC-MG, mestranda em Urbanismo Moderno e Contemporâneo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, é cofundadora do Coletivo Escala Humana. Atualmente é gestora de projetos no programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz, disseminando, incidindo e articulando a agenda sobre Cidades Educadoras no Brasil.

Marieta Colucci RibeiroArquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP, estuda a relação entre a criança e o espaço urbano. Sócia-fundadora do grupo apē – estudos em mobilidade, realiza atividades de descoberta da cidade. Atualmente é educadora no projeto A Escola e a Cultura Local no programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Agda SardenbergRepresentante do Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora. Psicóloga formada pela USP- SP, é especialista em psicologia escolar e atua há mais de dez anos na área da educação. Foi orientadora educacional da Escola Lumiar, em São Paulo, e coordenou a implementação do programa de Gestão Democrática da Escola Sara Mazzeo Alves, em Mairinque, São Paulo. É sócio-fundadora do Instituto de Educação Democrática Politeia.

Bruno Elias Gomes de Oliveira – Artista visual e educador. É mestre em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Atua na criação e desenvolvimento de projetos artísticos e culturais que visam a colaboração e o agenciamento de diversos atores, saberes e práticas locais territorializadas. Tem atuado com mediação em instituições culturais e espaços independentes e atualmente coordena o Centro Cultural da Casa 1 (SP) e é assistente no ateliê do Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC/SP).

Fernanda Fragoso ZanelliMestranda em Ciência da Informação (ECA/USP) e Graduada em Comunicação Social. É especialista em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP) e em Gestão de Políticas Culturais, pela UDG Formació – Fundació Universitat de Girona. Também é autora do “Novos Fluxos: Trajetória juvenis nas periferias da cidade” e do “Guia Itinerários da Experiência Negra”, publicado pelo coletivo Crônicas Urbanas. É pesquisadora e Especialista em programas para as juventudes, tema em que atua há 6 anos.

Fábio Dantas Rocha – Historiador graduado pela Universidade Federal de São Paulo. Com experiência em conselho editorial e como analista de produção e difusão do conhecimento. Há 4 anos se debruça sobre os potenciais do ensino de História para a discussão sobre identidades sociais e raciais. Também tem experiência na área de pesquisa em História do Brasil. Os principais temas que aborda são: relações raciais, historiografia, direito trabalhista, história do trabalho, com ênfase no período do pós-abolição brasileiro. Já trabalhou com arquivologia e editoração com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Atualmente, é mestrando pelo programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo.

Lilian Arantes Camilo GomesHistoriadora graduada pela Universidade Federal de São Paulo, com experiência em gestão e elaboração de centros de memória. Atua na captação de recursos (pessoas físicas) para organizações sociais. Também empreende um projeto de sebo itinerante.

Camila Andrade Vaz – Produtora audiovisual e educadora desde 2004, começou sua jornada de projetos sociais e comunicação quando ainda estava na escola. Hoje, atua na Escola de Notícias à frente do projeto com mais três pessoas e nas oficinas de audiovisual. Apaixonada pelo cinema, juventude e educação, acredita que contar histórias é tão potente internamente quanto externamente.

Leonardo Pereira dos SantosIlustrador, participou da Escola Comunitária de Comunicação da Escola de Notícias e hoje é um dos diretores que toca o projeto. Acredita que todo mundo sabe desenhar e que a potência da comunicação é a “cereja do bolo” para fazer com que muitas coisas aconteçam, saiam do papel e das ideias.