Diálogos sobre a Educação Integral, a Aprendizagem na Escola e a Transformação Social

Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge

Coordenadora: Silvia Aparecida Santos de Carvalho

Objetivos:

  • Promover a educação integral, a formação para a cidadania e o protagonismo juvenil por meio do desenvolvimento de práticas de aprendizagem solidária;
  • Oferecer conhecimentos básicos para a difusão, ensino, desenvolvimento e avaliação de projetos de aprendizagem solidária nas escolas;
  • Compartilhar experiências de aprendizagem solidária desenvolvidas desde a educação infantil ao ensino médio;
  • Compreender a educação integral e espaços de aprendizagem para além dos muros da escola;
  • Qualificar a ação educativa nos territórios como oportunidades de aprendizagem, convívio e qualidade de vida para todos.

Publico Alvo: Professores e gestores de instituições educacionais, assim como membros de organizações da sociedade civil.

Vagas: 60

6 e 7 de novembro – 18h às 22h

Sala Oscar Pedroso Horta

Conteúdos:

6/11 – Conceito de aprendizagem solidária (aprendizaje y servicio solidario); a aprendizagem solidária na América Latina e no mundo; as principais características da aprendizagem solidária: protagonismo juvenil, articulação com o conteúdo curricular, projetos e a intencionalidade pedagógica; os quadrantes da aprendizagem solidária; reconhecimento de experiências de aprendizagem solidária

7/11 – A educação integral no Brasil – juventudes e territórios; educação Integral e Pedagogia por Projetos; situações-problemas reais e o processo de elaboração de projeto/propostas de intervenções; socialização das propostas elaboradas pelos grupos.

Palestrantes:

Enrique Ochoa – Diretor Executivo do CLAYSS – Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario

María Luna – EAD e Programa de difusão da aprendizagem solidária no Brasil – Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario

Katia Gonçalves Mori – Graduada em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, mestre e doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Alexandre Isaac – Cientista social formado pela Universidade de São Paulo, pesquisador e líder de projetos do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária CENPEC desde 1999

Claudia Laloni – Coordenadora de relacionamento do Instituto Singularidades desde 2013. Atualmente atua na implantação de projetos nas áreas educacional, comunitária e cultural, envolvendo parcerias com órgãos públicos, privados e de 3º setor

Inscrições: encerradas